A disputa pelo troféu da 11ª temporada do MasterChef Brasil chegou ao fim para Alzileide nesta terça-feira (20). Depois de não ter sucesso ao fazer duas massas clássicas na prova de eliminação, a participante foi a que mais errou no carbonara e, por isso, deixou o talent show.
Após o desafio, que começou com a reprodução de um prato do chef Henrique Fogaça, a manauara confessou viver um mix de sentimentos. Apesar de triste, ela diz que está, também, “aliviada”, como conta em entrevista exclusiva ao Band.com.br. "Não estava sentindo que eu estava desenvolvendo mais do que aquilo que eu já tinha aprendido."
Sem nunca ter feito carbonara, Alzileide explica que foi essa falta de conhecimento sobre o prato que a fez errar na massa. "Faltou estudar essa técnica", pontua. "Me sinto aliviada porque foi um erro de técnica, e não de sabor."
Cozinha raiz
Alzileide desabafa e afirma que não estava se encontrando na competição. "Com o decorrer do tempo, eu fui me desanimando com os tipos de comidas que foram aparecendo, não pela comida em si, mas pela minha falta de conhecimento", relata a eliminada.
Ela ainda diz ter considerado os pratos do programa muito refinados para o seu repertório e que queria ter enfrentado provas em que pudesse mostrar sua cozinha, que define como "primitiva". "[Queria] fazer um peixe, depenar um frango", descreve.
Mesmo assim, Alzileide declara que valeu a pena ter participado do MasterChef. "Tinha coisas que eu já fazia na minha vida e, hoje, vi que foi através de alguém que fez, que elaborou, que estudou, e eu dou muito valor a isso", analisa. "A gente come porque alguém estudou, alguém foi lá, refinou isso daí e trouxe para as nossas mesas.
Por valorizar o conhecimento, a ex-participante pensa em aliar a experiência como inspetora escolar com seu interesse pela cultura da pesca artesanal. "Queria estar em um trabalho mais ancestral com a gastronomia, algo que não precise refinar tanto para as pessoas terem acesso", descreve. Boa sorte!
Saiba o que rolou no 13º episódio do MasterChef 2024
Uma aula com Fogaça
Na primeira prova da noite, os cozinheiros foram desafiados a reproduzir um prato do chef Henrique Fogaça. Após uma aula do jurado, eles tiveram que preparar rondelli de vieira com tinta de lula e azedinha, crisp de parma e creme de ervilhas.
Massas italianas em rounds
Na prova de eliminação, foi preciso entender muito sobre massas italianas clássicas. Em um desafio dividido em rounds, os competidores precisaram mostrar que têm técnica para fazer caccio e pepe, alfredo e carbonara. Para Alzileide, Laura e Vinícius, a desvantagem foi não participar do primeiro round.
No primeiro desafio, com caccio e pepe, Lucas, Giorgia e Vitor se deram bem e subiram ao mezanino. Já no segundo round, com uma massa alfredo, Gabriela C., Laura e Vinícius conseguiram escapar da eliminação.
No desafio derradeiro, com carbonara, Gabriela P. e João Vitor se deram bem e subiram ao mezanino. A decisão ficou entre Alzileide e José Roberto, que foram os que mais erraram no prato. No fim, a manauara foi quem se despediu do programa.