Existem diversas provas marcantes na trajetória do MasterChef. Uma delas é a da harmonização, na qual os cozinheiros precisam criar um prato que combine bem com alguma bebida específica. Esse desafio já levou a algumas situações surpreendentes ao longo das temporadas do talent show.
Relembre algumas no vídeo acima e no texto abaixo:
Vinhos espumantes
Na 3ª temporada do MasterChef Profissionais, os chefs precisaram criar receitas que harmonizassem com com espumantes. Os competidores, inclusive, ficaram animados com a prova. “Esse é o meu trabalho, meu dia a dia. Acho que hoje posso mandar muito bem”, comemorou Rafael.
Líquidos em sólidos
Na 4ª temporada do talent show, Ana Paula Padrão anunciou uma prova nova e diferente de tudo que os competidores tinham visto até então. Então, ela convocou o mixologista e especialista em coquetéis e drinks Spencer Amareno Jr..
A prova era criar um prato que evocasse os sabores de um drink específico e Amareno deu uma aula aos participantes de como preparar três coquetéis. Em seguida, eles precisavam transformá-los em pratos.
Cervejas
Na 10ª temporada, a harmonização foi tema da prova de repescagem. Os competidores precisavam criar receitas inspiradas em quatro cervejas diferentes, que possuíam diferentes nuances de sabores.
O desafio foi realizado em rounds, cada um com um estilo diferente. Por exemplo, no primeiro, eles precisavam criar uma receita com sabor cítrico.
Cordeiro da discórdia
Na atual temporada, a prova dos drinks foi especialmente emocionante. Nela, cada um dos cozinheiros teve um drink sorteado e o desafio era criar um prato que harmonizasse com ele ou por extensão ou por contraste de sabor.
Gabriela P. estava confiante pois os drinks fazem parte de sua vida. Porém, ela usou um cordeiro que ficou totalmente cru e acabou sendo a eliminada do dia.