4 grandes desafios que os restaurantes enfrentam fora da cozinha

Veja dicas e soluções que podem ajudar seu negócio gastronômico a otimizar a gestão e impulsionar as vendas

4 grandes desafios que os restaurantes enfrentam fora da cozinha
4 grandes desafios que os restaurantes enfrentam fora da cozinha
Stone

Sair para comer em restaurantes e lanchonetes já é um hábito dos brasileiros. Segundo pesquisa do Sebrae em parceria com a Abrasel (Associação Brasileiras de Bares e Restaurantes), 93% dos entrevistados fazem refeições fora de casa, sendo que mais da metade deles têm o hábito de sair de duas a cinco vezes no mês. A alta procura do público e a paixão pela cozinha motivam muitos profissionais a terem seu próprio negócio na área. Mas para que se tenha sucesso, é necessário mais do que oferecer comidas saborosas. Saiba quais são os principais desafios enfrentados pelos empreendedores na gastronomia e como é possível superá-los. 

Para o Chef tornar-se um Chefe, é essencial entender que o negócio deve ser pensado em todos os setores. A cozinha é apenas um deles. Por isso, em toda boa gestão de restaurante é desenvolvido o plano de negócio, um planejamento de todas as etapas necessárias. Da localização do comércio a análise de concorrentes, até pesquisas com público-alvo e gestão de finanças, é responsabilidade do empreendedor delegar ou desempenhar essas tarefas. Confira alguns exemplos abaixo.

Precificação

Como calcular o valor de um prato para não sair no prejuízo? 

Neste momento, devem ser levados em conta os custos dos ingredientes, despesas operacionais, mão de obra e a margem de lucro desejada. Ou seja, é preciso incluir na conta os custos com aluguel do espaço, gás, luz, água, trabalho/hora dos funcionários e a compra dos ingredientes. Lembre-se de que todos esses fatores podem sofrer alterações de preços por interferência externa. Uma alternativa para saber se está sendo empregado o valor adequado ao prato é pesquisar os concorrentes para ter como base o valor aplicado na localidade, assim como quanto o seu público-alvo está disposto a pagar. 

Cardápio 

O que considerar na escolha dos pratos? 

  1. Em primeiro lugar, os pratos devem ser coerentes com o conceito do restaurante - o que o público espera de um restaurante italiano? Ou de um menu contemporâneo? 
  2. Escolha pratos nos quais a maioria dos ingredientes seja fácil  de encontrar  para a sua especialidade - assim, você garante suprimentos o ano todo. 
  3. Coloque  opções no menu que agradam diferentes  gostos dentro da sua especialidade e atendam às restrições alimentares. Por exemplo: ter uma opção vegetariana. 
  4. Mas atenção: mantenha a quantidade de pratos oferecidos em um número razoável para não atrapalhar a produtividade na cozinha e evitar desperdício na compra de ingredientes em excesso. 
  5. Por fim, uma boa estratégia para manter o interesse do público é utilizar as datas comemorativas para inovar e trazer receitas diferentes e autorais. 

Vendas 

Como aumentar as vendas do restaurante? 

O primeiro passo é garantir uma boa experiência ao cliente. Oferecer um serviço de qualidade, atencioso e dentro das expectativas do seu público é fundamental para que o público retorne - e indique - o seu estabelecimento. 

Certifique-se também de que a sua equipe está treinada para apresentar as opções do cardápio e auxiliar na escolha de pratos, bem como oferecer alternativas - de couvert a bebidas e sobremesas. 

Outro ponto é garantir uma presença digital com aparência profissional para o seu estabelecimento. Fotos bem-feitas dos pratos e do ambiente são uma ótima forma de mostrar aos clientes e potenciais clientes os diferenciais do seu espaço nas redes sociais e despertar o interesse do público. 

Finanças 

Como fechar o caixa no fim do mês sem estresse?

Orçar custos e despesas, emitir notas para fornecedores, pagar funcionários, realizar o fluxo de caixa, calcular se o negócio está dando lucro, essas são algumas das muitas tarefas financeiras. O acúmulo de função pode gerar prejuízos e muita dor de cabeça para o chefe. A sugestão é contar com o apoio de ferramentas que agilizem as tarefas, ganhem tempo e permitam que tenha o descanso necessário para manter a qualidade do trabalho.

A Stone é uma empresa de tecnologia financeira que tem soluções para todos os tipos e tamanhos de negócios. Com a conta PJ, os empreendedores têm todas as ferramentas para vender, gerir e girar o restaurante. Entre elas: 

Fluxo de caixa integrado

Receba e faça pagamentos pelo mesmo lugar. Com a integração, todas as entradas e saídas do seu caixa estão centralizadas no app Stone. 

Pix em lote 

Otimize a gestão financeira com o pagamento em massa de contas e despesas de uma única vez com o Pix em lote. 

Transferências e pagamentos via Pix 

Realize transferências e pagamentos via Pix com 0% de taxa. Aceite pagamentos por Pix com QR Code tanto na maquininha como no app Stone e receba o valor em segundos na sua conta. 

*Pix por transferência grátis;

Boleto 

Acompanhe na mesma tela todos os boletos emitidos e saiba quais estão pagos, pendentes ou com as datas de pagamento vencidas. 

* Três meses de boletos gerados e pagos gratuitos;

Antecipação de vendas

Obtenha o dinheiro das vendas feitas no crédito com a antecipação. Realize de forma automática diária, programada para uma data específica, ou pontualmente para algum imprevisto. 

**Sem burocracia e com taxas vantajosas. 

Gerenciamento de equipe 

Faça a gestão de acessos dos usuários de acordo com as áreas de atuação e tenha o controle para aprovar transações à distância. 

Atendimento humano em 5s

Disponha de mais agilidade para tirar dúvidas e solucionar eventuais problemas com o atendimento humano em até 5 segundos. 

Confira as outras vantagens da conta PJ Stone e coloque o seu negócio para girar. Acesse o site www.stone.com.br/conta-pj 

*Para ativar a oferta da conta PJ Stone é necessário o cadastro de uma chave Pix.

** Antecipação sujeita a aprovação.

*** A Band não possui responsabilidade sobre a experiência de compra a partir dos links disponibilizados. Questionamentos sobre produtos adquiridos e o processo de compra, pagamento e entrega devem ser direcionados ao parceiro responsável.

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