Sair para comer em restaurantes e lanchonetes já é um hábito dos brasileiros. Segundo pesquisa do Sebrae em parceria com a Abrasel (Associação Brasileiras de Bares e Restaurantes), 93% dos entrevistados fazem refeições fora de casa, sendo que mais da metade deles têm o hábito de sair de duas a cinco vezes no mês. A alta procura do público e a paixão pela cozinha motivam muitos profissionais a terem seu próprio negócio na área. Mas para que se tenha sucesso, é necessário mais do que oferecer comidas saborosas. Saiba quais são os principais desafios enfrentados pelos empreendedores na gastronomia e como é possível superá-los.
Para o Chef tornar-se um Chefe, é essencial entender que o negócio deve ser pensado em todos os setores. A cozinha é apenas um deles. Por isso, em toda boa gestão de restaurante é desenvolvido o plano de negócio, um planejamento de todas as etapas necessárias. Da localização do comércio a análise de concorrentes, até pesquisas com público-alvo e gestão de finanças, é responsabilidade do empreendedor delegar ou desempenhar essas tarefas. Confira alguns exemplos abaixo.
Precificação
Como calcular o valor de um prato para não sair no prejuízo?
Neste momento, devem ser levados em conta os custos dos ingredientes, despesas operacionais, mão de obra e a margem de lucro desejada. Ou seja, é preciso incluir na conta os custos com aluguel do espaço, gás, luz, água, trabalho/hora dos funcionários e a compra dos ingredientes. Lembre-se de que todos esses fatores podem sofrer alterações de preços por interferência externa. Uma alternativa para saber se está sendo empregado o valor adequado ao prato é pesquisar os concorrentes para ter como base o valor aplicado na localidade, assim como quanto o seu público-alvo está disposto a pagar.
Cardápio
O que considerar na escolha dos pratos?
- Em primeiro lugar, os pratos devem ser coerentes com o conceito do restaurante - o que o público espera de um restaurante italiano? Ou de um menu contemporâneo?
- Escolha pratos nos quais a maioria dos ingredientes seja fácil de encontrar para a sua especialidade - assim, você garante suprimentos o ano todo.
- Coloque opções no menu que agradam diferentes gostos dentro da sua especialidade e atendam às restrições alimentares. Por exemplo: ter uma opção vegetariana.
- Mas atenção: mantenha a quantidade de pratos oferecidos em um número razoável para não atrapalhar a produtividade na cozinha e evitar desperdício na compra de ingredientes em excesso.
- Por fim, uma boa estratégia para manter o interesse do público é utilizar as datas comemorativas para inovar e trazer receitas diferentes e autorais.
Vendas
Como aumentar as vendas do restaurante?
O primeiro passo é garantir uma boa experiência ao cliente. Oferecer um serviço de qualidade, atencioso e dentro das expectativas do seu público é fundamental para que o público retorne - e indique - o seu estabelecimento.
Certifique-se também de que a sua equipe está treinada para apresentar as opções do cardápio e auxiliar na escolha de pratos, bem como oferecer alternativas - de couvert a bebidas e sobremesas.
Outro ponto é garantir uma presença digital com aparência profissional para o seu estabelecimento. Fotos bem-feitas dos pratos e do ambiente são uma ótima forma de mostrar aos clientes e potenciais clientes os diferenciais do seu espaço nas redes sociais e despertar o interesse do público.
Finanças
Como fechar o caixa no fim do mês sem estresse?
Orçar custos e despesas, emitir notas para fornecedores, pagar funcionários, realizar o fluxo de caixa, calcular se o negócio está dando lucro, essas são algumas das muitas tarefas financeiras. O acúmulo de função pode gerar prejuízos e muita dor de cabeça para o chefe. A sugestão é contar com o apoio de ferramentas que agilizem as tarefas, ganhem tempo e permitam que tenha o descanso necessário para manter a qualidade do trabalho.
A Stone é uma empresa de tecnologia financeira que tem soluções para todos os tipos e tamanhos de negócios. Com a conta PJ, os empreendedores têm todas as ferramentas para vender, gerir e girar o restaurante. Entre elas:
Fluxo de caixa integrado
Receba e faça pagamentos pelo mesmo lugar. Com a integração, todas as entradas e saídas do seu caixa estão centralizadas no app Stone.
Pix em lote
Otimize a gestão financeira com o pagamento em massa de contas e despesas de uma única vez com o Pix em lote.
Transferências e pagamentos via Pix
Realize transferências e pagamentos via Pix com 0% de taxa. Aceite pagamentos por Pix com QR Code tanto na maquininha como no app Stone e receba o valor em segundos na sua conta.
*Pix por transferência grátis;
Boleto
Acompanhe na mesma tela todos os boletos emitidos e saiba quais estão pagos, pendentes ou com as datas de pagamento vencidas.
* Três meses de boletos gerados e pagos gratuitos;
Antecipação de vendas
Obtenha o dinheiro das vendas feitas no crédito com a antecipação. Realize de forma automática diária, programada para uma data específica, ou pontualmente para algum imprevisto.
**Sem burocracia e com taxas vantajosas.
Gerenciamento de equipe
Faça a gestão de acessos dos usuários de acordo com as áreas de atuação e tenha o controle para aprovar transações à distância.
Atendimento humano em 5s
Disponha de mais agilidade para tirar dúvidas e solucionar eventuais problemas com o atendimento humano em até 5 segundos.
Confira as outras vantagens da conta PJ Stone e coloque o seu negócio para girar. Acesse o site www.stone.com.br/conta-pj
*Para ativar a oferta da conta PJ Stone é necessário o cadastro de uma chave Pix.
** Antecipação sujeita a aprovação.
*** A Band não possui responsabilidade sobre a experiência de compra a partir dos links disponibilizados. Questionamentos sobre produtos adquiridos e o processo de compra, pagamento e entrega devem ser direcionados ao parceiro responsável.