“Manhãs de Setembro”, a série produzida pelo Amazon Prime Video e exibida pela Band, além de trazer uma história forte, é também uma homenagem à cantora Vanusa, morta em 2020. A personagem principal, Cassandra, interpretada por Liniker, faz covers da cantora e o título da série é uma referência a um dos maiores hits dela.
Em uma das cenas mais marcantes do seriado, Cassandra interpreta a canção em um bar. A música tem tudo a ver com a história da série, justamente por falar sobre um passado difícil e a vontade de quem a canta de trazer a alegria para o presente.
“Fui eu que em noite fria se sentia bem. E na solidão sem ter ninguém, fui eu. Fui eu que na primavera só não viu as flores. E o sol. Nas manhãs de setembro. Eu quero sair. Eu quero falar. Eu quero ensinar o vizinho a cantar. Eu quero sair. Eu quero falar. Eu quero ensinar o vizinho a cantar. Nas manhãs de setembro”, diz a letra.
Lançada em 1973, a canção é uma composição de Vanusa e Mário Campanha. Há interpretações de que ela também seria uma crítica à ditadura militar, então vigente no Brasil, por fazer referência à música “Para Não Dizer Que Não Falei das Flores”, de Geraldo Vandré.
Suas palavras reverberam em relação à narrativa do seriado justamente por causa da mensagem de seguir em frente.
Na trama, Cassandra uma mulher trans cheias de sonho, teve complicações em sua vida e precisou deixar sua cidade para seguir seu sonho de se tornar artista. Após muito sofrimento, ela enfim conquista alguma estabilidade ao trabalhar como motogirl, conseguir alugar o apartamento e ainda encontrar o amor em Ivaldo (Thomas Aquino).
A vida dela tem uma reviravolta com a chegada de Leide (Karine Teles), uma ex-namorada que, ressurge com um menino que ela diz ser filho de Cassandra. Entre idas e vindas, a protagonista começa a aprender a deixar o passado para trás e aprender a curtir a vida.
Como diz a música: “Ensinar o vizinho a cantar, nas manhãs de setembro”.