Kim Kardashian revelou recentemente que um dos seus filhos, fruto do relacionamento com Kanye West, possui vitiligo, uma doença de pele autoimune.
A empresária contou, durante um podcast com os médicos Thaïs Aliabadi e Mary Alice Haney, que possui psoríase e vitiligo. Segundo Kim, ela herdou as doenças da mãe, Kris Jenner, e acredita que pode ter passado o vitiligo para o filho.
“Veio da minha mãe e foi para mim. E, você sabe, eu passei de uma forma diferente para meu filho, que tem vitiligo. […] Muito levemente”, disse ela.
A empresária ainda revelou que não sabia muitas informações sobre a doença, mas foi aprendendo aos poucos e com o tempo.
“Eu não sabia nada sobre isso, mas tive que aprender sobre isso e descobrir de onde veio e [como] isso pode ser hereditário”, falou ela. "Só aprender mais e poder compartilhar isso com as pessoas”, acrescentou.
Kim não revelou qual dos filhos possui a doença.
Ela é mãe de Kim é mãe dos meninos Saint, de 8 anos, e Psalm, de 5; além de duas meninas, North West, de 11 anos, e Chicago, de 6, todos do ex Kanye West.
O que é vitiligo?
- Vitiligo é uma condição caracterizada pela perda de pigmentação da pele devido à destruição dos melanócitos, que são células responsáveis pela formação da melanina, que dá cor à pele.
- Devido a essa perda de pigmentação, a pessoa tem manchas espalhadas pelo corpo com tamanhos variados.
- Há também o vitiligo de mucosas, que aparece somente em lábios e na região genital.
- Não existem ainda causas totalmente entendidas, mas há fatores que podem desencadear ou piorar o vitiligo, como exposição solar e química, alterações autoimunes, condições emocionais de estresse e traumas psicológicos.