Um dos nomes mais famosos do futebol mundial, Edson Arantes do Nascimento - ou simplesmente Pelé - teve sua morte confirmada nesta quinta-feira (29), vítima de um câncer. A participação do Rei do Futebol na construção do esporte brasileiro é um marco e tanto, o que rendeu diversas homenagens para o ex-jogador no palco do Faustão Na Band.
Entre todos os momentos, protagonizados por nomes como Joel Santana, Luiz Ayrão e outras personalidades da mídia, uma característica de Pelé é comum: sua soberania em campo. O eterno ídolo do Santos chegou a ser descrito como um “monstro sagrado” no palco do programa diário da Band TV.
Joel Santana diz que Pelé assustava adversários em campo
Durante um momento de revisitação do passado, Joel Santana destacou alguns dos nomes que acredita serem os melhores da história do Brasil. Como não poderia ser diferente, o futebolista citou Pelé e contou que disputar com o Rei do Futebol era “um pesadelo”. “Não consigo nem olhar [para as fotos no telão], ele assusta a gente só de olhar. Esse é um monstro sagrado”, lembrou Joel no programa.
Ele era tão rápido, tão imprevisível, que você tinha que ficar segurando ele para saber onde ele estava. Ele sumia e aparecia em outro lugar.
Fausto Silva, que começou sua carreira na comunicação como repórter esportivo, também aproveitou o momento para homenagear o amigo. “O Rei do Futebol! O cara fez mais de mil gols, é um absurdo”, disse. Veja:
Careca: “Pelé era fantástico”
Celebridade do São Paulo, o ex-jogador Careca também separou um momento para homenagear Pelé no palco do Faustão Na Band. Questionado sobre as comparações entre o Rei do Futebol brasileiro e Diego Maradona, o atleta destacou a invencibilidade do ídolo do Santos na história do esporte no mundo. “Ele era fantástico", afirmou.
“Pelé foi uma referência, ele foi o melhor de todos”, disse o convidado. Ele destacou que, apesar de acreditar que o brasileiro tenha sido mais completo em campo, comparar nomes como Pelé e Maradona é impossível. “Imbecilidade da Fifa querer comparar esses gênios”, explicou.
Além dos feitos de Pelé em campo, Careca, Faustão e demais convidados do programa destacaram que o Rei do Futebol ganhou o mundo e estabeleceu o padrão de futebol no Brasil em um tempo em que até o uniforme dos jogadores era um empecilho que prejudicava o rendimento em campo. Veja a discussão completa:
Luiz Ayrão manda mensagem para Pelé: "Maior de todos"
Enquanto Pelé já passava por dificuldades com relação a sua saúde, o músico Luiz Ayrão se apresentou no palco do Faustão na Band e, entre seus sucessos, o artista aproveitou para mandar uma mensagem ao Rei do Futebol.
Ayrão agradeceu a Deus pela oportunidade de presenciar Pelé em campo, destacou que o ídolo foi o maior de todos e confessou a vontade de abraçá-lo por tudo o que fez pelo Brasil. “Pelé, eu sei que você está assistindo ao programa e eu tenho vontade de te dar um abraço muito apertado por tudo o que você fez e representou”, disse. Confira a mensagem completa: