“I don’ want a lot for Christmas”. Basta ouvir esse verso e as primeiras notas da melodia de “All I Want For Christmas Is You”, de Mariah Carey, para ter certeza de que a temporada natalina começou. A canção completa 30 anos nesta terça-feira (29) e não perdeu nada do gás desde que foi lançada. Na verdade, ela só se tornou mais popular e hoje é considerada uma das músicas clássicas do Natal. Mas como a canção nasceu? Bem, acredite se quiser, mas tem até mão de brasileiro nesse sucesso.
Em 1994, Mariah estava no auge de sua carreira e despontava como uma das maiores estrelas do pop de sua geração. Seu álbum mais recente, “Music Box”, vendeu milhões de cópias internacionalmente e a artista havia conquistado 8 canções na primeira posição das paradas norte-americanas. Por isso mesmo, o anúncio de que o próximo álbum da cantora seria natalino pegou a todos de surpresa.
Naquela altura, artistas normalmente lançavam álbuns de Natal no fim de suas carreiras, e não quando estavam fazendo sucesso. A decisão chocou críticos. A própria Mariah ficou reticente, sendo que a sugestão foi feita pela gravadora. Mas ela foi convencida e seguiu com a ideia. Em outubro de 1994, foi lançado “Merry Christmas”.
Se mostrou uma decisão acertada: o disco teve grande desempenho comercial, sendo até hoje um dos álbuns de Natal mais vendidos de todos os tempos. Ele ainda levou a música de Mariah para novos ambientes, como rádios gospel.
“All I Want For Christmas Is You” foi o primeiro single do disco.
O nascimento da canção
Mariah havia decido que queria algumas canções originais em seu disco natalino para além das regravações de clássicos. Por isso, ela compôs três músicas com seu então parceiro Walter Afanasieff, filho de russos e nascido em São Paulo.
Duas delas eram “Miss You Most (At Christmas Time), uma balada mais melosa, e “Jesus Born On This Day”, de forte influência religiosa.
A terceira era “All I Want For Christmas Is You”, muito mais animada e que combinava com o lado festivo do Natal, algo muito caro para Mariah. O próprio Afanasieff, em entrevista à revista Billboard, confessou que não sabia direito qual caminho Mariah queria tomar com a canção.
“Sempre teve algum tipo de sistema [de composição] entre nós. Nós escrevíamos o núcleo da música, a melodia principal e algumas das palavras surgiam enquanto terminávamos de escrever. Eu comecei a tocar um pouco de piano rock ‘n’ roll e isso inspirou a Mariah a criar o trecho ‘I don’t want a lot for Christmas’. Nós começamos então a cantar e a brincar com isso, que veio a se tornar o núcleo de ‘All I Want For Christmas Is You”, explicou ele.
De acordo com relatos de ambos, Mariah e Afanasieff compuseram a música em 15 minutos.
Sucesso atemporal
Quando foi lançada, “All I Want For Christmas Is You” não estava elegível para ranquear na Billboard Hot 100, principal parada dos EUA, pois não havia sido lançada em formato físico. Entretanto, as regras foram alteradas com o passar dos anos.
Desde 2012, a música começou a aparecer na Billboard Hot 100 em toda temporada natalina. Em 2019, 25 anos após seu lançamento, ela atingiu a 1ª posição, um feito que repete toda temporada do Natal desde então.
A música se tornou a 19ª de Mariah a atingir esta colocação, a tornando a artista solo com mais hits em 1º lugar nas paradas. Além disso, a canção já possui quase 2 bilhões de streams do Spotify. Basta andar na rua durante a época do Natal e é praticamente impossível não ouvir a música tocando, seja dentro de uma loja ou em alguma festa.
Os motivos do sucesso
Críticos constantemente destacam a melodia de “All I Want” como um dos motivos de seu sucesso. Com uso de instrumentos como a celesta, que simula sinos de Natal, a canção evoca sons classicamente associados à data comemorativa e os mistura com um ritmo pop mais tradicional.
Os vocais poderosos de Mariah e de suas backing vocals na música também são elementos que ajudam a explicar sua longevidade.
“É uma canção bem tradicional, estilo de Natal das antigas. É muito retrô, como se fosse dos anos 60”, definiu Mariah em entrevista.
E você, já está preparado para ouvir “All I Want For Christmas Is You” neste ano?