Não é sempre que nascemos sabendo estabelecer limites nas relações. Para Glenda Kozlowski, dizer "não" para os outros foi um aprendizado. Foi o que a apresentadora revelou no PodVir com Glenda desta semana, que contou com a presença do psicólogo Rossandro Klinjey.
"Sou muito generosa, mas eu sempre fui a pessoa do 'sim'. Eu distribuía 'sim'. Era 'sim' no trabalho, com as amigas, com os maridos", descreveu Glenda. "Eu, olhando para a Glenda de 5 anos, 10 anos atrás, eu não consigo. Às vezes eu olho foto e eu não me reconheço."
Hoje em dia, porém, as coisas mudaram. "Consigo estabelecer limites, eu consigo dizer 'não', eu consigo ter o meu horário, que é inegociável. O conhecimento acaba te levando a melhorar em todas as áreas da vida, inclusive profissionalmente", analisou. "É muito transformador isso."
Psicólogo fala sobre dificuldade de dizer não
Rossandro disse que é fácil ser o bonzinho que sempre diz "sim" para tudo. "É legal, todo mundo gosta, mas o bonzinho está sempre se ferrando", explicou o psicólogo. "As pessoas estão abusando porque você termina cedendo em várias circunstâncias."
Glenda complementou o convidado: "Você sempre acha que dizendo 'sim' você vai ter mais respeito e ser mais acolhida. É o contrário. Quando você se posiciona, quando você diz 'não' e quando você argumenta o porquê do seu 'não', você ganha cada vez mais respeito."
Quer conferir o PodVir com Glenda na íntegra? Clique aqui e assista ao 7º episódio! O podcast vai ao ar toda terça-feira no site Band.com.br, nos canais do Band Entretê e do Esporte na Band no YouTube e no aplicativo Bandplay. Você também pode ouvi-lo em sua plataforma de áudio preferida.