Gilberto Gil é um dos principais nomes da música nacional e, nesta segunda-feira (26/06), completa 81 anos de idade. O cantor tem contribuição importante em movimentos que marcaram a cultura nacional, é o patriarca de uma família de artistas amada por todo o País e virou símbolo de brasilidade por onde passa.
Apesar do pioneirismo no Carnaval baiano, o cantor nunca se considerou um folião. No Band Folia de 2023, durante entrevista exclusiva com Zeca Camargo, o cantor falou sobre sua relação com a festa e explicou que nunca se considerou um folião. “Sempre foi minha atitude ser um espectador atento do carnaval com suas variedades, nunca propriamente um folião”, disse o cantor ao destacar seu apego à arte de observar a originalidade da festa.
Para Gil, além de muito trabalho, o carnaval é um convite para reunir os amigos com o objetivo de exaltar a arte brasileira e os aspectos que fazem do Brasil um país culturalmente diversificado. O artista é o fundador do Expresso Camarote 2222, que foi criado para homenagear os 50 anos do Bloco ‘Filhos de Gandhi’ e para suprir uma necessidade pessoal da família Gil.
O Expresso Camarote foi uma coisa feita para a família, para contemplar os meninos de casa que queriam ter um lugar para ver o carnaval.
Gilberto Gil falou sobre a popularidade do camarote e revelou que a grandiosidade do espaço chegou de maneira natural e despretensiosa. “Era a comemoração dos 50 anos dos Filhos de Gandhi, a gente trouxe a família e umas 40 pessoas. No ano seguinte foi um pouco mais, depois ainda mais e chegou nesse patamar de hoje em dia”, contou.
"Justamente para não perder a essência do Expresso Camarote 2222, Gilberto Gil defendeu o lado ”festa de amigos" do negócio. “Ainda é uma festa de amigos, não é comercializado, são apenas convidados. São os nossos convidados, convidados dos patrocinadores… Enfim, apenas os convidados”, disse. “Tem um aconchego, uma diversidade”, completou.
No Band Folia deste ano, Gil recebeu o troféu personalidade das mãos do apresentador Zeca Camargo. Relembre abaixo:
Também neste ano, o cantor recebeu a honra máxima pela IFBA (Instituto Federal da Bahia) de Doutor Honoris causa.