O filme “E.T - O Extraterrestre” completa 40 anos desde seu lançamento nos Estados Unidos, em 11 de junho de 1982. O clássico de Steven Spielberg, que conquistou milhares de fãs, conta a história da amizade do garoto Elliott (Henry Thomas) com um alienígena preso na Terra. Sendo assim, o garoto e seus irmãos ajudam o E.T. a retornar ao planeta natal enquanto tentam escondê-lo do governo.
Drew Barrymore estrelou o longa aos 7 anos de idade dando vida a personagem Gertie, irmã caçula de Elliot. Robert MacNaughton interpretou o irmão mais velho, Michael. Spielberg exibiu pessoalmente o filme na Casa Branca para o então presidente dos Estados Unidos Ronald Reagan e a primeira-dama Nancy.
“E.T - O Extraterrestre” foi indicado a nove categorias do Oscar, e saiu com quatro premiações: Melhor Trilha Sonora, Melhor Mixagem de Som, Melhor Edição de Som e Melhores Efeitos Visuais.
Para homenagear o aniversário do clássico dos cinemas, confira 40 curiosidades do filme:
1 - Spielberg rodou a maior parte do filme no nível de olhar de uma criança, para fornecer ainda mais conexões entre Elliott e o E.T.
2 - O conceito da história se baseou em um amigo imaginário que o diretor criou após o divórcio de seus pais, em 1960. Porém, o roteiro foi escrito por Melissa Mathison - que morreu em 2015 vítima de um câncer.
3 - Boa parte do roteiro de E.T foi escrito durante os intervalos de filmagens de “Os Caçadores da Arca Perdida” (1981).
4 - O rosto do E.T. foi elaborado tendo como molde as faces do poeta Carl Sandburg e do cientista Albert Einstein.
5 - Durante as audições, Harry Thomas pensou sobre o dia em que seu cachorro havia morrido para expressar tristeza.
6 - Ele foi tão bem que Spielberg chorou e ofereceu o papel de Elliott a Harry imediatamente.
7 - Matthew De Meritt foi quem deu vida ao alienígena do filme.
8 - O ator, que nasceu sem as pernas, foi escalado aos 11 anos para viver o personagem.
9 - Dois outros atores que foram destaque na época são Tamara De Treaux e Pat Bilon, que tinham nanismo.
10 - Os dois foram descobertos pela equipe da produção em um hospital da Califórnia, quando faziam fisioterapia.
11 - Drew Barrymore tinha 7 anos de idade quando estrelou no papel da irmã de Elliot, Gertie.
12 - Em dado momento do filme, Gertie olha para o E.T. e diz: “eu não gosto dos pés deles”. Essa fala foi improvisada por Barrymore e se referia ao agrupamento de fios que saíam da marionete do personagem.
13 - Ela também improvisou a fala “me dê um tempo!” depois de Elliott dizer que apenas criancinhas podiam ver o E.T.
14 - Depois de várias tentativas para construir a trilha sonora do filme, Spielberg encorajou John Williams a conduzir a orquestra da mesma maneira que faria em um concerto.
15 - O final do longa foi uma das experiências musicais mais significativas da carreira do compositor.
16 - Spielberg chegou a reeditar o filme para combinar com a música.
17 - O resultado garantiu a John Williams o Oscar de Melhor Trilha Sonora Original em 1983.
18 - No total, “E.T.” foi indicado a 9 categorias no Oscar e venceu 4.
19 - Durante uma época das filmagens, Drew Barrymore estava esquecendo as falas da personagem, o que irritou Spielberg a ponto do diretor gritar com ela.
20 - Logo depois, Spielberg descobriu que a atriz tinha gravado as cenas com febre alta. Sentindo-se culpado, ele a abraçou e pediu desculpas.
21 - Os produtores haviam pedido para que a marca de chocolates M&Ms fossem usados para atrair o E.T., mas a companhia negou o pedido, temendo que a caracterização do personagem assustasse as crianças.
22 - Os doces Reese’s Pieces foram utilizados no lugar e as vendas dos produtos dispararam.
23 - Devido ao grande sucesso, muitas marcas começaram a pedir que seus produtos fossem usados em filmes.
24 - Em junho de 1982, Spielberg fez uma exibição pessoal do longa na Casa Branca, para o então presidente Ronald Reagan e a primeira-dama Nancy Reagan.
25 - Spielberg trabalhou simultaneamente em ‘E.T. O Extraterrestre’ e no terror ‘Poltergeist: O Fenômeno’ (que foi dirigido por Tobe Hooper, mas produzido por Spielberg).
26 - Ambos foram criados para se complementarem: ‘E.T.’ representava os sonhos suburbanos, enquanto ‘Poltergeits’, os pesadelos suburbanos.
27 - Anos depois, Drew Barrymore posou para a “Playboy” americana, em 1995.
28 - O comunicador utilizado por E.T. no filme realmente funcionava e foi construído por Henry Feinberg, um especialista em ciência e tecnologia.
29 - Durante as filmagens, Harrison Ford fez uma pequena ponta como o diretor da escola de Elliot.
30 - Entretanto, na edição final do filme, Spielberg decidiu por cortar todas as cenas em que ele aparecia, por achar que o personagem era dispensável e servia apenas para distrair o público da história principal.
31 - Na versão em VHS de “E.T - O Extraterrestre” a fita veio numa capa verde, exatamente para diferenciar as cópias originais das piratas.
32 - E.T foi relançado em 2002 nos cinemas, como parte das comemorações de seus 20 anos de lançamento.
33 - A versão continha 5 minutos de novas cenas, que ficaram de fora da versão original.
34 - Novos efeitos especiais e uma remasterização digital foram realizados em todo o filme.
35 - Henry Thomas seguiu na carreira cinematográfica e atuou em longas como "Os Heróis Não Têm Idade (1984), "Lendas da Paixão" (1994), "Gangues de Nova York" (2002), "Querido John" (2010) e "Doutor Sono" (2019).
36 - Em 2018, Thomas participou da série "A Maldição da Residência Hill", da Netflix. Atualmente, o ator está com 50 anos.
37 - Drew Barrymore atuou em dezenas de filmes, de gêneros variados, entre eles os sucessos “Pânico” (1997), As Panteras" (2000), "Como Se Fosse a Primeira Vez" (2004) e "Garota Fantástica" (2009).
38 - A atriz, atualmente com 47 anos, também participou da série "Santa Clarita Diet", da Netflix.
39 - Robert MacNaughton, que interpretou Michael, o irmão mais velho Elliot, não levou a carreira de ator adiante. Ele trabalha como funcionário dos correios nos Estados Unidos.
40 - Dee Wallace, a intérprete de Mary, mãe de Elliot e seus irmãos, continuou atuando em séries de sucesso da TV, como "Taxi". Em 2016, participou de episódios de "Supernatural".