Veja como foi a apresentação gratuita de Fernanda Montenegro no Ibirapuera

A atriz leu a obra feminista “A Cerimônia do Adeus”, da filósofa Simone de Beauvoir

Da Redação

Fernanda Montenegro
Reprodução/Instagram @fernandamontenegro

A atriz Fernanda Montenegro, de 94 anos, fez uma apresentação gratuita na noite de domingo, 18 de agosto, para mais de 15 mil pessoas no Parque Ibirapuera, em São Paulo. Esse foi o maior público dos seus 80 anos de carreira.

O espetáculo foi especial pela proposta, já que contou com ingressos gratuitos e duas plateias. No auditório foram quase 800 pessoas a acompanhando. Contudo, houve projeção para quem ficou no gramado, do lado de fora. Os 15,8 mil ingressos para a apresentação gratuita da artista esgotaram em 25 minutos.

A atriz leu a obra feminista “A Cerimônia do Adeus”, da filósofa Simone de Beauvoir

Em entrevista ao Fantástico, ela disse: “Os olhos já não são bons, os ouvidos já não são tão bons. Todo o sistema motor também já não está tão bem. Mas ainda está o sujeito, o verbo e o predicado inteirinho aqui dentro. E enquanto estiver funcionando e eu tiver alguma possibilidade de me expressar, de que maneira for, vão me aguentar. É impossível parar, não dá para parar. É uma vocação”.

A também atriz e filha da intérprete, Fernanda Torres, subiu ao palco da plateia externa para fazer uma introdução. "Essa é uma obra que fala, acima de tudo, sobre liberdade e o impacto dela nas nossas vidas", afirmou. No fim da apresentação, Montenegro foi ovacionada ao cumprimentar o público.

Não demorou, e o nome da atriz ficou entre os mais comentados nas redes sociais. Veja o que os internautas disseram sobre a apresentação:

Ocorreu um problema ao carregar o tweet

Ocorreu um problema ao carregar o tweet

Ocorreu um problema ao carregar o tweet

Artista premiada

Fernanda Montenegro é um dos grandes nomes da atuação nacional. Além de diversas honras - como a eleição à Academia Brasileira de Letras - a atriz, em 1999, chegou bem perto de ganhar uma das maiores estatuetas do Oscar: Melhor Atriz pela atuação no filme Central do Brasil.

Com 80 anos de carreira, a atriz segue ativa, dedicando-se a diversos formatos de arte. Além das apresentações realizadas nos últimos meses, ela está prestes a estrear um novo filme ao lado da filha, Fernanda Torres.

Fernando Montenegro está no elenco do novo filme de Walter Salles, “Ainda Estou Aqui”, que será exibido em diversos festivais internacionais de cinema, como o de Nova York, Toronto e Veneza. O filme ainda deve disputar o Leão de Ouro. 

A trama se passa em 1971, durante um período de forte repressão da ditadura militar, quando Marcelo Rubens Paiva é levado de casa pelos militares, obrigando a sua esposa, Eunice, mãe de cinco filhos, a se reinventar.

Quem foi Simone de Beauvoir?

Simone de Beauvoir (1908-1986) foi uma filósofa, escritora e ativista francesa, amplamente reconhecida como uma das figuras mais importantes do existencialismo e do feminismo. 

Sua obra mais famosa, "O Segundo Sexo" (1949), é considerada um marco na literatura feminista, oferecendo uma análise profunda sobre a condição da mulher e a construção social do gênero. 

Beauvoir argumentava que a mulher não nasce, mas se torna mulher, destacando como a sociedade molda e restringe as oportunidades e papéis das mulheres. Ela também explorou temas como liberdade, responsabilidade e a busca por autenticidade.

Além de sua produção intelectual, Beauvoir foi parceira de vida e colaboradora de Jean-Paul Sartre, outro ícone do existencialismo. Juntos, eles exploraram e desafiaram as normas sociais e éticas de seu tempo, vivendo uma relação aberta e intelectualmente intensa. 

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.