Separação traumática fez de Walter Peceniski o mestre dos reencontros no Brasil

O anjo dos encontros revelou como um trauma pessoal o ajudou a fundar projeto que reconectou mais de 18 mil famílias

Por Leonan Oliveira

Quando o assunto são reencontros emocionantes, Walter Peceniski é referência mundial. Ele ganhou fama no país ao promover momentos para lá de especiais em programas de rádio e televisão e, para 2023, firma parceria com o Faustão Na Band para recuperar ainda mais laços perdidos pelo tempo. O que muitos não sabem é que o envolvimento do ‘anjo dos encontros’ vai muito além disso e sua vocação para reencontrar pessoas nasceu depois de uma separação marcante em sua própria vida.

No começo dos anos 1980, Walter Peceniski viajou para Israel, onde conheceu a ex-mulher, com quem teve uma filha - Liat. Depois que a menina nasceu, a família tentou morar no Brasil, mas a esposa não se adaptou e decidiu separar-se de Walter, levando junto de si a recém-nascida e provocando uma separação de mais de década entre pai e filha. “Ela me disse: ‘não quero mais ser casada com você’ e depois disso perdemos totalmente o contato”, disse em entrevista ao Portal da Band

Depois do reencontro com a própria filha, 18 anos depois da separação, Walter encontrou nos reencontros sua motivação para viver. "Depois desse reencontro, eu disse: ‘Eu já seu o que Deus quer de mim dessa vida, a partir de hoje eu descobri a cura da dor da saudade e eu vou construir o Good Angels', relembrou Walter. Desde então, Walter Peceniski já promoveu mais de 18 mil reencontros com a estrutura do Good Angels, reconstruiu relações perdidas e se envolveu em diversas histórias que marcaram sua jornada profissional. 

Nos bastidores do Faustão Na Band, Walter Peceniski disse que procura se envolver o menos possível com as histórias que recebe, mas confessou falhar na missão. “Eu tento me envolver o menos possível, mas eu não consigo. Eu me envolvo mesmo e, enquanto eu não vejo o abraço e a união dessas pessoas, eu não consigo dormir e comer”, contou. “O meu envolvimento é total”, completou.

Histórias marcantes e recusa de reencontro: os episódios que marcaram Walter

Aos 59 anos de idade, Walter Peceniski já viveu momentos marcantes com seu trabalho no Good Angels. Nos bastidores da Band TV, ele contou que já presenciou até uma mulher descobrindo que casou-se com o próprio irmão. Na ocasião, Walter promoveu o reencontro de uma mulher com a mãe perdida há 40 anos e, durante o encontro, a pessoa decidiu tirar uma dúvida que incomodava há muito tempo: seu marido, que também tinha a mãe desaparecida, tinha o nome da mesma mulher em sua certidão de nascimento.

“Eu estava ao vivo em um programa de rádio e fiz o reencontro dessa filha. Quando eu ia desligar os telefones, ela fala: ‘a minha mãe ainda está na linha?’ e eu disse: ‘está, você quer falar alguma coisa?’ Ela disse: ‘quero, eu queria fazer uma pergunta.’ Eu disse: ‘faça’. ‘Mae, você teve algum filho fora eu?’ A mãe respondeu: ‘sim, tive.’ A filha perguntou: ‘como é o nome dele?’ Ela falou: Leandro. Ai a filha disse: ‘ele é meu marido há 7 anos.’”, lembrou.

Eles tinham uma filha e um filho e estavam casados há 7 anos juntos. Quando eles foram casar, ele tinha duas certidões, uma era igual a dela e ela resolveu procurar a mãe para ter essa certeza e teve.

O anjo dos encontros também mencionou a vez em que conseguiu localizar a família de um senhor sem memória e proporcionar um Natal feliz. “Uma das histórias que mais me marcou foi tirar um senhor que estava sem memória, 18 anos com alta de um hospital, sem documento e 35 anos longe da família. Eu consegui, em um Natal, unir essa família”, disse.

No entanto, nem sempre as coisas saem conforme esperado. Walter contou que algumas pessoas recusam a proposta de um reencontro e ele é quem precisa ficar com a parte mais difícil: revela àquele que busca reencontrar alguém que a pessoa não quer se encontrada. 

Eu pergunto: ‘eu te encontrei, você quer ser encontrado?'. Se a pessoa diz ‘não’, eu respeito e isso me traz uma tristeza muito grande. O meu compromisso é com a verdade e eu aviso a pessoa que me procurou e eu digo: ‘a pessoa que você está procurando não quer ser encontrada', contou.

Faustão Na Band promoverá ainda mais reencontros em 2023

No primeiro ano do Faustão Na Band, o público pôde acompanhar alguns reencontros emocionantes, guiados por Walter Peceniski, no palco do programa. A boa notícia é que, em 2023, esses momentos serão ainda mais frequentes na tela da Band TV e o fundador do Good Angels se junta ao time do Faustão para te ajudar a reencontrar aquela pessoa que marcou o seu passado, mas que não faz mais parte do seu cotidiano.

Em entrevista, o anjo dos reencontros celebrou a parceria com o time do Faustão Na Band e disse que o momento de carreira o desperta memórias do passado. “Esse momento de estar vivendo agora ao lado do Fausto me lembra muito o meu começo de Good Angels e eu tenho certeza que eu posso ajudar você”, disse Peceniski ao convidar o público a compartilhar com o time do Faustão suas histórias de vida. 

Questionado pela equipe digital do Faustão Na Band, Walter Peceniski disse que seu maior sonho é não ter mais pessoas para ajudar. “Eu já tive filhos, já plantei árvores, já escrevi livros e tenho mais de 3 milhões de cadastros no Good Angels. O meu maior sonho é abrir os meus e-mails e não ter mais ninguém para que eu procurasse”, disse.

Faustão Na Band

O Faustão na Band é transmitido de segunda a sexta na programação da Band, sempre às 20h30 (horário de Brasília), logo depois do Jornal da Band. É possível assistir ao programa ao vivo no site, YouTube ou Bandplay, o aplicativo gratuito com toda a programação da Band.