"Quem fala de ódio nunca fala em nome de Deus", afirma Leandro Karnal

Professor e historiador refletiu sobre a Sexta-feira Santa em conversa com Faustão

Da Redação

Leandro Karnal já escreveu 18 livros, e é um estudioso das religiões Reprodução/Band
Leandro Karnal já escreveu 18 livros, e é um estudioso das religiões
Reprodução/Band

Convidado especial do Faustão na Band para refletir sobre a Sexta-feira Santa, o professor Leandro Karnal analisou diferentes vertentes de religião e como lidam com a data que relembra a crucificação de Jesus Cristo.

Karnal é um estudioso das religiões, especialmente as cristãs, e disse que o que mais lhe agrada na ideia de todas elas é a sensibilidade à dor do próximo, embora todas elas tenham pessoas ruins em seu meio.

"Os cafajestes estão bem distribuídos as igrejas. Essa é uma justiça profunda. E há pessoas boas em todas elas também. Uma coisa boa das religiões é a sensibilidade. É uma ideia que eu gosto nas religiões, e estudo. Se somos filhos do mesmo pai, somos irmãos por definição", frisou.

O historiador frequentou a igreja quando criança e chegou a ser coroinha em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, onde nasceu. De lá pra cá, ele entende que a religião é uma forma de exercitar o amor e a fraternidade.

"Muita gente usa a religião para atacar, para ter vantagens, e isso é um equívoco. Temos que aproveitar o melhor. Quem fala de ódio nunca fala em nome de Deus, quem fala de ódio fala em seu interesse financeiro e de poder", concluiu o professor.