Por que homens precisam fazer exame de toque? Urologista responde no Faustão

O procedimento vem deixando de ser tabu com o passar dos anos, mas ainda levanta dúvidas

Da Redação

  • facebook
  • twitter
  • whatsapp

Arnaldo Cividanes, urologista e cirurgião, participou do quadro Direto com o Doutor desta quarta-feira (8) e tirou dúvidas da equipe, do auditório e do público sobre a saúde do sistema urinário. 

Entre os assuntos abordados pelo médico, está a necessidade de realizar o chamado “exame de toque” nos homens. 

“Este é um dos grandes dramas da nossa área. Assim como nós fazemos um exame geral, procuramos saber a história e os antecedentes do paciente, precisamos também examiná-lo, incluindo as genitais. Normalmente terminamos com o toque retal, que é importantíssimo”, destacou. 

“Próximo da região do reto existe a próstata, que é o nosso objetivo. Através do toque dá pra sentir perfeitamente a próstata. Alguns homens têm medo do toque -- ou por mito, ou por vergonha – porém, hoje em dia isso melhorou bastante. Quando eu comecei era realmente um drama”, recordou. 

Através do exame podem ser detectadas inflamações na região e até indícios de câncer. “Nós devemos ter muita atenção ao câncer de próstata, porque ele não tem sintomas iniciais. Quando um paciente tem sintomas, normalmente é porque está mal e pode inclusive morrer em breve", alertou. Por isso a importância do toque. 

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.