Médico lamenta a diferença socioeconômica em tratamentos de câncer

Médico Fernando Maluf participou do Faustão na Band e falou sobre a importância de exames preventivos no combate ao câncer

Da Redação

O oncologista Fernando Maluf participou do quadro Direto Com o Doutor no Faustão na Band desta quinta-feira (27). O médico tirou dúvidas do público a respeito do câncer e lamentou que pessoas com menor poder aquisitivo tenham menos possibilidade de receberem tratamentos para a doença.

“Esses avanços da medicina, essa tecnologia, infelizmente são restritos a poucas pessoas. Temos um país muito diferente, de abismos [sociais] que infelizmente se transferem para a saúde. Poucos tem muitas possibilidades, soluções, a maioria do país na área do país tem poucas ferramentas para vencer o câncer. O câncer é uma doença que pode ser implacável e temos que ser mais implacáveis”, frisou Maluf.

O profissional de saúde ainda ressaltou que é extremamente importante realizar exames preventivos, uma vez que quanto mais cedo se descobrir a doença, maiores são as chances de cura.

“A boa notícia é que podemos evitar de 30 a 50% dos casos se tivermos uma vida mais saudável. Mas tem um ponto importante, além da vida saudável, que são os exames preventivos. O intuito deles é tentar se antecipar ao tumor, não esperando ele dar sintomas, quando ele dá sintomas ele já tem um certo tamanho”, explicou.

“Então para a mulheres: a partir dos 40 anos a mamografia e ultrassom. Isso deve ser feito todo ano. Também Exame ginecológico e Papanicolau. Sem esquecer que a vacinação contra o HPV é essencial para meninos e meninas a partir dos 9 anos. Para os homens: exame do toque retal, que é simples, demora de 5 a 7 segundos, e o exame do PSA todo ano a partir dos 50 anos. Para ambos os sexos tem o exame chamado colonoscopia, que é uma endoscopia para tirar aqueles pólipos que são a causa, na maioria das vezes,, do câncer de intestino. Super importante fazer a partir dos 45 a 50 anos. E por último, para quem fuma, uma tomografia de pulmão”, detalhou ele.