Na semana em que acontece o GP de São Paulo da Fórmula 1, Fausto Silva recebeu os pilotos Felipe Massa, Rubens Barrichello e o diretor executivo e presidente do Formula One Group, Stefano Domenicali. Os convidados falaram sobre o circuito de Interlagos e como os pilotos se preparam para correr no Brasil.
Italiano, Domenicali ressaltou a história do Brasil no automobilismo e como o circuito de São Paulo é especial para os corredores. "Interlagos por toda sua história é muito especial. Se respira sempre uma área mágica no Brasil. É uma pista que passa muita energia, extraordinária", disse.
Como brasileiros que foram por anos destaques na Fórmula 1, Massa e Barrichello também reforçaram a importância do GP de São Paulo, e a energia única da torcida no autódromo. Mas disseram que o desenho da pista tem uma diferença das pistas mundo afora.
"Interlagos é mágico. O traçado é duro, anti-horário, pega o pescoço de outro lado, fica caindo pra direita porque cansa, mas é muito especial", disse Rubinho.
Felipe Massa explicou ainda mais a especificidade do circuito brasileiro: "A maior parte dos circuitos é pro outro lado, e Interlagos é anti-horário. Foi desenhado há muito tempo, depois foi reformulada para os moldes atuais. E o Ayrton Senna ajudou bastante nessa mudança", lembrou.
F1 na Band
Stefano Domenicali aproveitou ainda para exaltar o trabalho do Grupo Bandeirantes de Comunicação na cobertura da Fórmula 1, desde que adquiriu os direitos de transmissão, em 2021. Segundo o executivo, a emissora está valorizando o esporte.
"Quero cumprimentar a Bandeirantes, porque estão fazendo um trabalho extraordinário por levar a Fórmula 1 ao público brasileiro. Agradeço de coração o que a Bandeirantes está fazendo pelo esporte", disse o italiano.
A prova deste ano ainda tem um ingrediente especial, já que comemora os 50 anos de corridas de Fórmula 1 no Brasil. A primeira prova aconteceu justamente em Interlagos, em 1972, com uma etapa extraoficial. Ao longo da história, o então GP do Brasil ainda foi disputado no Rio de Janeiro em 1978 e entre 1981 e 1989.
A F1 é transmitida com exclusividade pelo Grupo Bandeirantes, com uma cobertura completa na TV aberta e fechada, no aplicativo Bandplay, no site Band.com.br e na rádio BandNews FM, além de boletins e matérias especiais ao longo da programação.