Um dos filósofos mais famosos do país, Mário Sergio Cortella foi convidado da Pizzaria do Faustão desta segunda-feira (29). Entre reflexões, o escritor e palestrante abordou o significado de “Política” e explicou que o oposto do termo é a palavra “Idiota”.
Ele começou explicando que, muita gente não sabe, mas as palavras “Cidadania” e “Política” têm o mesmo significado, não podendo ser separadas em conceitos diferentes. “Muita gente diz que não se mete em política e só lida com cidadania, sem saber que política e cidadania significam a mesma coisa, só que uma em grego e outra em latim”, disse.
O filósofo explicou que uma pessoa politizada é aquela que participa ativamente da vida em comunidade e contou uma curiosidade: há 2500 anos, os gregos antigos chamavam as pessoas que se afastavam da política de “idiotas”.
Idiota não era a pessoa tonta, mas aquela que olhava só para o próprio umbigo e pensava só na condição dela. Uma pessoa que era dedicada à vida era chamada de política, não no sentido profissional e funcional, mas alguém que participava da vida da comunidade.
Além do conceito de política e cidadania, Cortella falou sobre outras questões da humanidade, como a necessidade de aprovação externa, a criação de laços em tempos digitais e o posicionamento de humanismo.
O cantor Ivan Lins e a atriz Alexandra Richter também foram convidados do Faustão Na Band desta segunda-feira (29).