Para algumas das principais religiões do mundo, este fim de semana é marcado como um momento especial. No palco do Faustão Na Band, o historiador e professor Leandro Karnal falou sobre as comemorações do fim de semana e explorou um tema que tem tomado as discussões na internet: existe um sentido verdadeiro para a páscoa?
Para Karnal, que já vendeu mais de 1 milhão de livros, falar em “sentido da páscoa” remete à ideia de que, no passado, as coisas eram melhor. “Eu acho que sempre houve problemas no mundo. Há 50 anos havia mais autoridade de pais e professores, mas haviam mais analfabetos no Brasil e mais gente fora da escola”, disse.
Com essa ideia esclarecida, Leandro Karnal afirma que não existe um sentido “oficial” para a páscoa e nenhuma outra data especial. “O sentido é criado por vocês”, disse para a plateia.
Lembrem-se: Pascoa, para quem é cristão ou judeu, é uma festa da família. A família não cai do céu pronta, ela tem que ser construída e é um espaço de afeto e tolerância, independente do modelo de família que você tiver.
O historiador lembra também que a conexão com a família é o que dá sentido à vida. “Todos os modelos de família são válidos porque a família é um espaço de amor e proteção às pessoas. A família é o sentido de qualquer festa religiosa e se você está entediado, ajude pessoas no Natal, ajude pessoas na Páscoa. Aproveite que tem gente que está sozinha nesse momento em asilos, tem gente que está sozinha nesse momento em orfanatos e faça alguma coisa para dar sentido”, aconselhou.