O Faustão na Band desta quarta-feira (12) mostrou um pouco da Gerando Falcões, que ajuda a combater a pobreza nas favelas do Brasil. O programa contou com a participação de Edu Lyra, coordenador do projeto, que falou inclusive sobre como esse trabalho ajudou a mudar sua vida.
“Eu nasci em um barraco de uma favela em Guarulhos, em São Paulo. Meus pais não tinham dinheiro para comprar um berço para eu dormir e me colocaram em uma banheira. Meu pai acabou entrando para o crime e foi preso. Mas o ponto de virada em minha vida é que tive uma grande inspiração dentro de casa: minha mãe, meu mundo. Todo dia ela me dizia: ‘Não importa da onde você veio, importa para onde você vai. Você pode ir para onde quiser’. Ela me salvou. aí eu comecei a Gerando Falcões”, destacou ele.
Na época da faculdade, Lyra escreveu um livro chamado “Jovens Falcões”, montou um time de 30 jovens e vendeu exemplares de porta em porta. Em 3 meses, foram 5 mil livros vendidos. Com esse dinheiro, ele fundou sua ONG.
“A Gerando Falcões foi crescendo e hoje estamos presentes em milhares de favelas do Brasil. Só na pandemia impactamos mais de 5 mil favelas, alimentamos mais de 1,5 milhão de pessoas. Hoje trabalhamos com projetos integrados de educação, desenvolvimento econômico e cidadania. Nossa missão é transformar a pobreza da favela em peça de museu antes do planeta Marte ser colonizado”, explicou.