Considerado uma paixão nacional, o churrasco ganha protagonismo toda sexta-feira no palco do Faustão Na Band. A chef Juliana Lima, responsável por assumir a brasa no Churrascão do Faustão, falou sobre as questões que tornam o prato um sucesso no país, deu dicas para não errar na churrasqueira e bateu o martelo sobre um tópico que rende discussões acaloradas na internet: existe um jeito certo de fazer churrasco?
Para Juliana Lima, o preparo vai além de assar carne na brasa e é justamente isso que torna a técnica motivo de tanta paixão no Brasil. “Eu acho que o churrasco é uma desculpa para reunirmos as pessoas que a gente mais gosta, trocar ideia, dar risada e comer bem”, explicou.
Justamente por entender o papel do churrasco enquanto celebração popular, Juliana, que é formada pela Le Cordon Bleu de Paris, destaca que não existe um jeito certo de fazer um. “Existem algumas técnicas que podem trazer mais suculência para a carne. Mas enquanto degustadora e uma pessoa que entende que churrasco é estar com os amigos, eu acho que cada um tem o seu jeito de fazer”, diz.
“Eu acho que culinária é livre para você criar e fazer da forma como acha melhor e como gosta, então eu não discrimino nenhum tipo de forma de se fazer comida”.
No entanto, para ajudar a aprimorar as técnicas, a chef, que se identifica como uma profissional que cozinha pratos sofisticados, simples e fáceis de serem reproduzidos, listou três dicas para preparar uma carne mais saborosa, suculenta e macia.
A cor da carne é importante
Juliana Lima destaca que o processo começa antes mesmo de pensar na churrasqueira. Saber comprar a peça de qualidade é primordial para um prato mais agradável. Para isso, é importante ficar atento à cor da carne, que precisa estar avermelhada e sem excesso de sangue na embalagem à vácuo.
Outra característica interessante para prestar atenção é a estrutura fibrosa da proteína. Peças com uma quantidade equilibrada de gordura entre as fibras tendem a ficar mais macias e suculentas depois do preparo. “Dê uma olhadinha nisso e eu tenho certeza que o seu churrasco vai ficar sempre perfeito", disse.
Nem só de carne se faz churrasco
Por não existirem regras para a preparação do churrasco, o céu é o limite e a criatividade tem espaço na churrasqueira. Juliana Lima falou sobre as infinitas possibilidades de acompanhamentos que combinam com a churrasqueira.
Com criatividade, segundo a profissional, é fácil ir além do pão de alho e preparar legumes, risoto e até macarrão na brasa. “Fica simplesmente maravilhoso, eu tenho certeza que vocês vão gostar”, aconselhou a cozinheira.
Carvão não é brasa
A chef Juliana Lima encerrou a lista de dicas para o churrasco perfeito chamando a atenção para a montagem da churrasqueira: carvão não é brasa. Ela conta que esperar que o fogo esteja no ponto ideal é importante para garantir uma comida mais gostosa e sem gosto de queimado.
“O fogo é quem comanda o seu churrasco, então você precisa saber controlar a brasa. O carvão tem que virar brasa antes de começar. Então, tenha paciência”, disse.