Faustão também é cultura: o que quer dizer a estampa da camisa de João Guilherme

Conheça o quadro do artista norueguês que inspirou o estilo do apresentador no Dança das Feras

Luciana Bugni

João Guilherme usa uma camisa inspirada em obra expressionista Reprodução Band
João Guilherme usa uma camisa inspirada em obra expressionista
Reprodução Band

Que João Guilherme é estiloso como o pai, já sabemos. Nessa quarta-feira (2), ele usou uma camisa preta e branca com uma reprodução de uma obra de arte. Como ele explicou, o quadro ali representado chama “O Grito” e é umas das pinturas mais importantes de todos os tempos. Sabia que a máscara da série de filmes "Pânico" foi inspirada nesse quadro?

O pintor chama Edvard Munch e pintou a primeira versão da obra em 1893. Um ano antes há um registro em seu diário contando que ao passar por uma ponte em Oslo, na Noruega, com dois amigos, sentiu um misto de ansiedade com tristeza – possivelmente essa é a inspiração para a famosa pintura.

Pode-se dizer que Munch é um dos precurssores do expressionismo alemão. As primeiras obras foram baseadas no trabalho de Vincent Van Gogh e Paul Gauguin e quase sempre retratam agonia e sofrimento. Só de O Grito há quatro versões feitas pelo próprio Munch – a última é de 1910. Isso sem contar as reproduções da obra na publicidade e da moda, como a camisa usada por João nessa quarta.

Segundo ele, o sentimento de estresse e ansiedade da volta ao trabalho é bem típico da quarta-feira de cinzas. Errado não está, né?

Dá uma olhada no quadro original: