O Direto com o Doutor é o quadro de prestação de serviço do Faustão Na Band. No programa especial desta quarta-feira (18), Fausto Silva reapresentou a participação de profissionais renomados para falar sobre a saúde do coração e chamou a atenção do público para a importância do diagnóstico precoce do infarto.
Infarto: sinais não podem ser ignorados
O Doutor Fernando Bacal, cardiologista do Instituto do Coração (Incor), foi um dos especialistas escolhidos pela produção do Faustão Na Band para acabar com dúvidas no programa. Questionado por uma das internautas, ele explicou que ataque cardíaco e infarto são a mesma coisa e chamou a atenção do público para os sinais dados pelo corpo nos momentos perigosos.
Ele explicou que o próprio paciente pode perceber que está prestes a sofrer um infarto e esse momento pode ser primordial no tratamento. “Os sintomas clássicos são uma dor no peito em aperto, como se alguém tivesse pisando no peito, que pode ir para o braço, mandíbula e costas. A pessoa pode suar frio e ficar pálido com essa dor do peito”, disse.
Apesar disso, Bacal diz que é importante o acompanhamento médico frequente para garantir a saúde cardíaca e destacou que nem sempre existem sinais do corpo. “Esses são os sintomas clássicos, mas muitas vezes não tem os sintomas clássicos”, alertou. “Tem que ver se é infarto porque isso coloca a pessoa sob risco de vida”, disse.
Além de Doutor Fernando Bacal, o programa também contou com a presença dos doutores Fabio Gaiotto e Roberto Costa.