Embora sejam tidos como animais vorazes e sanguinários, os tubarões não atacam os seres humanos propositalmente. Isso é o que explicou a bióloga Roberta Bonaldo, responsável pelo quadro Desbravadores do Planeta no Faustão Na Band, no programa exibido nesta terça-feira (08).
Questionada por Anne Lottermann, a especialista explicou que os gigantes marinhos se alimentam exclusivamente de outros animais e que os acidentes envolvendo humanos e tubarões acontecem por conta da curiosidade dos bichos. “O que acontece é que existem, sim, ataques de tubarões ao humanos, mas são raros. Geralmente, o que acontece é que o tubarão enxerga um surfista ou uma pessoa nadando na superfície e vai ver o que é, mas ele não tem mão e tem que ver com a boca… Ele pega com a boca, vê que é um humano e solta”, disse.
O problema é que nessa coisa de pegar e soltar, nós estamos falando de uma boca lotada de dente afiadíssimos e pode ter acidentes - mas mesmo assim muito raros.
“Ele morde e mata sem querer?”, questionou Faustão. “É basicamente isso”, respondeu a especialista.
O programa completo, com a lista dos animais mais perigosos do mundo, está disponível no canal do Faustão Na Band no YouTube.