"Você sabe quem é esse homem, mas não conhece a sua história". É com essa frase que o trailer do filme ‘Lula, O filho do Brasil’ convida o espectador para assisti-lo. É também uma boa forma de contextualizar o que esperar dessa cinebiografia.
Com elementos que nos permitem conhecer mais sobre a vida de Luiz Inácio Lula da Silva, o longa é baseado no livro homônimo de Denise Paraná. E se propõe a retratar a história desde a infância, o desenvolvimento de carreira política até a ascensão do Lula em seus dois primeiros mandatos como presidente.
Para você que gosta de acompanhar sobre o cenário político nacional, ou quer saber mais sobre a trajetória que levou esse nordestino até a presidência do país, vale a pena mergulhar nessa história. Continue com a gente e veja mais detalhes sobre essa produção que está disponível no catálogo do Bandplay.
Filme do Lula: uma história, muitas lutas
A trajetória do personagem principal se dá de forma cronológica. Começa, portanto, do seu nascimento em 1945, no interior de Pernambuco (PE). Em sua fase criança, Lula é interpretado pelo ator Felipe Falanga. Nesse primeiro momento as dificuldades da infância pobre e a angústia da família para sobreviver são mostradas tendo como plano de fundo o agreste brasileiro.
O filme é permeado pela forte presença de sua mãe, a dona Lindu, interpretada por Glória Pires, que representa uma mulher simples e de fortes valores, e enfrenta o abandono do marido e encara a criação de seus 7 filhos sozinha.
A mudança da família para São Paulo (SP) significa uma esperança para encontrar melhores condições e a história ganha um novo espaço. Já nesse período, quem vive o personagem em sua fase jovem é Guilherme Tortólio. É no Sudeste que Lula dá os primeiros passos para a carreira política e começa a mobilizar-se com os sindicatos locais.
Sua fase adulta é interpretada pelo ator Rui Ricardo Diaz, destacando o momento em que Lula vive uma grande tragédia em sua vida — apesar do trailer revelar, vale conferir na íntegra no filme — e decide se dedicar à política, tornando-se o líder da greve dos metalúrgicos até ser preso pela ditadura.
A produção é de 2009, por isso o roteiro não inclui fatos mais recentes da vida de Lula, como o período em que ficou preso em Curitiba e a sua reeleição para o terceiro mandato como presidente da república.
Com direção de Fábio Barreto, ‘Lula, O filho do Brasil’ chegou a ser o longa escolhido, por unanimidade, pela Academia Brasileira de Cinema em 2010 para representar o Brasil em uma vaga no Oscar. Mas, ele não foi selecionado.
Certamente, esse é um filme que reserva muitos momentos marcantes para você acompanhar a história e os contextos que retratam a trajetória pessoal de uma das principais personalidades da política brasileira da atualidade. Não fique só na vontade, aproveite para assistir em Bandplay.