Pronomes são palavras usadas para se referir a alguém conforme o gênero com que a pessoa se identifica (ele/dele e ela/dela, segundo a norma culta). Também há os pronomes neutros, caso de elu/delu ou ile/dile (que não é aceito na norma culta, mas é muito usado nas redes sociais e entre membros da comunidade LGBTQIA+).
Os pronomes neutros também são defendidos por especialistas que estudam inclusão e diversidade, contudo, o tema ainda gera muito debate. Justamente por esse motivo, o youtuber, Matheus Mazzafera, que participava da festa de aniversário de Rodrigo Faro, aproveitou a presença de alguns famosos, para fazer uma pegadinha.
O apresentador questionou com qual pronome as celebridades se identificavam, entretanto, as respostas foram as mais diversas e chocaram não só Mazzafera, como o público na internet. Isso porque os pronomes foram confundidos com apelidos, bordões e até times de futebol.
Não demorou para as imagens repercutirem. Rapidamente os famosos que apareceram no vídeo criticaram o apresentador. Outros, no entanto, não gostaram da confusão dos artistas.
O que as pessoas disseram sobre o vídeo?
Camila Loures, Val Marchiori, Gabi Martins, Flay, Mileide Mihaile, Amanda Meirelles, Rita Cadillac, Naiara Azevedo, Tays Reis, Kerline, Biel aparecem no vídeo e responderam errado a pergunta do apresentador. Apenas Mônica Salgado e Julia Puzzuoli — entenderam a pergunta e responderam "ela/dela".
A cantora e ex-BBB Flay, que no vídeo aparece respondendo uma frase que ficou famosa no reality show — "vamos, galera, mulheres" — não gostou do tom do vídeo. A influenciadora disse que a pergunta não foi feita exatamente assim, como mostra o vídeo. "Mazzafera agora está tirando onda com a gente, botando a gente de burra", se manifestou.
"Só que ele chega, faz um monte de pergunta e no meio ele joga assim 'pronome'. Aí a gente fala 'hã?' Só que a gente está sempre esperando o pior. Aí ele 'pronome', após ter falado um monte de coisas. [...] Aí ele vai lá e fala 'sei lá, um time, um bordão", disse ela.
Já Gaby Martins, levou a brincadeira do apresentador na esportiva. Após a festa, Matheus enviou uma mensagem a ex-BBB, que compartilhou com seus seguidores. “Gabi, me desculpa, mas eu não consigo parar de rir. Seu pronome é Atlético Mineiro”, brincou Matheus. “Vai dar confiança para amigo, vai”, respondeu ela.
Pepita não apareceu no vídeo, mas comentou a publicação com uma crítica. Ela disse que a sogra de 59 anos sabe o que são pronomes, porque ela compra briga e veste a camisa da comunidade LGBTQIA+ mesmo sem fazer parte. Em seguida, a cantora falou ser dever das pessoas olhar ao redor. Isso porque, segundo ela, algumas pessoas que aparecem no vídeo, andam rodeadas de gays que as vestem, produzem, fazem seus cabelos e maquiagens, mas não sabem pronomes.
“Levantar a bandeira não é apenas sobre ter pessoas ao seu redor, até porque de nada vale as pessoas estarem ao seu lado se ela não estão de fato ali! Não é uma crítica, é apenas uma DICA”, completou.
Juvi, influencer não binária, usou as redes sociais para criticar o conteúdo do vídeo: "Para mim, esses vídeos, na maioria dos casos, a pessoa que está fazendo essa pergunta não está querendo informar ninguém. [...] E isso dá munição para quem? Para pessoas transfóbicas."
"Na dúvida, perguntar não ofende. Quando você faz uma pergunta para alguém, para tratar ela melhor, não é problema nenhum. Muitas pessoas não sabem o que é pronome, e tudo bem, a gente vai aprendendo", completou Juvi.
Na publicação, algumas pessoas ficaram chocadas com as respostas. “Pergunta simples e o pessoal não sabe responder”, disse um. “Inimigos das classes gramaticais”, disse outro. “Metade respondeu achando que pronome era a mesma coisa que apelido… esse vídeo é maravilhosamente constrangedor”, escreveu um terceiro.
O que é um pronome?
Pronomes são palavras que acompanham os substantivos, podendo substituí-los (direta ou indiretamente), retomá-los ou se referir a eles. Alguns exemplos de tipos de pronome são: pessoais, possessivos, demonstrativos, interrogativos, tratamento, relativos e indefinidos.
No caso do vídeo de Mazzafera, os famosos teriam que responder:
- Ele/dele
- Ela/dela
- Elu/delu
Os pronomes neutros não são aceitos na norma culta, mas são muito usado nas redes sociais e entre membros da comunidade LGBTQIA+. Esse forma de escrever e falar também são defendidos por especialistas que estudam inclusão e diversidade.