
Os mexicanos estavam na torcida por "Ainda Estou Aqui", mas por um motivo além da representação latina do longa dirigido por Walter Salles no Oscar: a rejeição a "Emília Pérez", que causou polêmica por retratar o país e mexicanos de forma caricata. A equipe de transmissão da TV Azteca comemorou - e muito - a vitória do filme estrelado por Fernanda Torres.
Em um vídeo publicado pela emissora no X, a equipe celebra com alívio a vitória da obra brasileira e a derrota do filme dirigido por Jacques Audiard. "É o primeiro Oscar da história do Brasil, narra a história de um dos desaparecidos da ditadura, uma história feita com respeito, feita com classe", disse o apresentador, que emendou com:
"Não venceram os maus". Em outro vídeo compartilhado nas redes sociais, os quatro apresentadores aparecem dançando e cantando "Aquarela do Brasil", sucesso de Ary Barroso.
"Emília Pérez" narra a trajetória da advogada Rita Mora Castro (Zoe Saldaña), que recebe a proposta de um chefe do narcotráfico mexicano que deseja fazer a transição de gênero e viver de forma autêntica. O filme causou polêmica, principalmente no México.
Das 13 indicações recebidas pelo filme, a obra estrelada por Karla Sofía Gáscon, Zoe Saldaña e Selena Gomez venceu apenas duas estatuetas, válidas pelas categorias de Melhor Música Original e Melhor Atriz Coadjuvante.