O Brasil conquistou pela primeira vez o Globo de Ouro de Melhor Atriz em Filme de Drama com Fernanda Torres por “Ainda Estou Aqui”, dirigido por Walter Salles. A obra também concorria em Melhor Filme de Língua Não Inglesa, mas foi desbancado pelo francês "Emília Perez". O filme foi campeão de indicações na premiação, com 10 e venceu quatro categorias. Mas afinal, do que se trata o filme que virou o queridinho de Hollywood?
Dirigido por Jacques Audiard, o filme narra a trajetória de Rita Mora Castro (Zoe Saldaña), uma advogada que recebe uma proposta de um chefe de cartel que deseja realizar uma transição de gênero para enfim viver de forma autêntica.
Com a ajuda da criminalista, ela assume o nome de Emilia Pérez (Karla Sofía Gascón), forja sua morte e parte rumo à felicidade. Entretanto, mais tarde, ela decide voltar para reencontrar os filhos, que deixou sobre os cuidados da ex-mulher, Jessi (Selena Gomez), o que leva a um reencontro com o passado que deixou para trás.
Também é importante destacar que o longa é um musical, com canções compostas especificamente para ele.
Quando foi exibido no Festival de Cannes, “Emilia Perez” teve uma recepção calorosa, tendo vencido o Prêmio do Juri e com todo seu elenco feminino vencendo em conjunto a Palma de Ouro de Melhor Atriz.
Desde então, ele se tornou um dos destaques da temporada de premiação, sendo indicado em diversas cerimônias e com elogios da crítica, sobretudo pela forma como trata de temáticas LGBTI+.
A atriz principal, Karla Sofía Gascón, tem sido particularmente elogiada por seu trabalhado e já recebeu diversas indicações a Melhor Atriz – inclusive no Globo de Ouro.
Entretanto, o filme também tem atraído considerável controvérsia, sobretudo no México, país no qual se passa e onde tem se criticado a forma como ele representa a região.
Também houve polêmicas na comunidade LGBTQI+, com órgãos reclamando da forma como o longa retrata mulheres trans. A ONG GLAAD, por exemplo, classificou o filme como uma “representação retrógrada de mulheres trans”.
Apesar disso, o filme ainda é um dos favoritos e fica claro por suas 10 indicações o amor que os votantes do Globo de Ouro têm por ele – incluindo na categoria de Melhor Filme de Comédia ou Musical.
Agora, é esperar para ver se “Ainda Estou Aqui” consegue vencer nessas condições.