Eloy Casagrande deixa Sepultura às vésperas da turnê de despedida

A banda anunciou a "Celebrating Life through Death" em dezembro de 2023; na época, rumores especularam o nome do baterista para integrar o Slipknot

Por Hanna Rahal

Eloy Casagrande deixa Sepultura às vésperas da turnê de despedida
Eloy Casagrande
Divulgação

O Sepultura fará a turnê de despedida do grupo e a maratona de shows acontece neste ano. A ideia do projeto, é também celebrar os 40 anos da banda. 

Intitulada "Celebrating life through death", a tour, como bem definiu o grupo no momento do anúncio, é uma "morte consciente e planejada". Por mais que soe poética, essa foi também a maneira de dizer ao público que muitas conversas aconteceram para essa tomada de decisão. 

Em comunicado, sobre a saída de Eloy Casagrande a banda afirma que “uma turnê dessa magnitude só sai do papel diante do comprometimento, da ética e da lealdade dos integrantes com os seus fãs, além do respeito com a história da banda – algo que Andreas Kisser, Derrick Green e Paulo Xisto têm como prioridade”. 

Dito isso, o Sepultura anunciou um novo baterista, o americano Greyson Nekrutman, que assume as baquetas no lugar de Eloy Casagrande.

Veja o comunicado na íntegra:

"Depois de 2 anos de concepção e muito trabalho, que envolve a banda, os empresários, a equipe de roadies, gravadoras, advogados, promotores locais e agentes de viagem… Depois de firmar um acordo com a 30e no Brasil e a Cobra Agency no resto do mundo para anunciar uma tour de despedida, anúncio feito no dia 8 de dezembro de 2023, para celebrar 40 anos de história intitulada “Celebrating Life through Death”... 

Depois de abrir as vendas dos ingressos e de ter tido uma resposta maravilhosa dos nossos fãs, esgotando várias praças pelo mundo, abrindo novas datas e criando uma expectativa mágica e muito positiva… Depois dos ensaios marcados e confirmados, de toda a estrutura pronta para encarar os próximos 18 meses de shows e celebrações… 

No último dia 6 de fevereiro, em uma reunião extraordinária, o baterista Eloy Casagrande comunicou à banda e aos empresários que está se desligando do Sepultura para seguir carreira em outro projeto. 

Fomos pegos de surpresa, sem aviso prévio ou qualquer tipo de debate sobre como fazer a transição. A comunicação foi feita e ele se desligou imediatamente da banda, abandonando tudo relacionado ao Sepultura. 

A nossa história é feita de desafios e são eles que alimentam nossa criatividade e determinação. Não seria agora, depois de tudo que passamos nesses 40 anos, que iriamos desistir, pelo contrário!

Sendo assim, estamos muito felizes em anunciar o espetacular baterista Greyson Nekrutman, que será o nosso parceiro nas baquetas para honrar o compromisso que temos com a Sepulnation e com todos que fazem parte desta celebração!

Sempre fortes e unidos na energia positiva de respeito e gratidão.  Nos vemos na estrada! Vamos celebrar, Andreas Kisser, Derrick Green e Paulo Xisto".

O que o novo baterista, Greyson Nekrutman, disse?

Ainda no comunicado da banda, o músico se pronunciou:

“Hoje expresso minha sincera gratidão pela incrível oportunidade de me juntar aos lendários integrantes do Sepultura em sua turnê de despedida. Contribuir para esse legado é um privilégio que me enche de honra e entusiasmo. A abordagem destemida do Sepultura para explorar novos territórios na esfera do metal é algo que eu sempre admirei e usei como inspiração em minhas próprias empreitadas musicais. Estou ansioso para somar à arte da banda, para me conectar com os fãs que sempre apoiaram o Sepultura durante sua evolução e também para criar novas experiências eletrizantes no palco. Um brinde aos novos capítulos que escreveremos, aos palcos que conquistaremos e à poderosa música que apresentaremos em todo planeta”.

O que Eloy Casagrande disse sobre a saída da banda?

Após a banda divulgar o comunicado oficial, Eloy usou as redes sociais para comunicar a saída do Sepultura. “Ter feito parte da maior banda de metal brasileira foi das melhores e mais ricas experiências da minha vida. Só agradeço a cada um dos integrantes e a toda equipe”, começa. 

Em seguida, o artista explica que foi uma história de quase 13 anos, em que teve a oportunidade de aprender e contribuir com cada música, show e gravação. “Foram anos de muita entrega, intensidade e comprometimento. Foram 3 discos muito bem recebidos pela crítica, inúmeros shows nos 5 continentes e muita história para contar. Então, por isso, antes de mais nada, reitero meu agradecimento ao Sepultura e aos fãs por tudo o que passamos”, continua. 

Eloy ainda diz entender, que talvez, para os fãs da banda, a decisão não faça sentido neste momento, mas explica que decisões precisaram ser tomadas pensando em novos ciclos que virão. “Somos feitos de escolhas e elas nem sempre se dão de maneira fácil. A minha saída jamais apagará meu respeito e gratidão à banda. Felizmente há muito por vir. Espero seguir fazendo muita música e arte. Vejo vocês em breve na estrada!”, conclui Casagrande. 

Eloy Casagrande entrará no Slipknot?

O anúncio do fim da banda fez fãs especularem a ida do baterista para o Slipknot.. Tudo começou há algum tempo, quando o grupo de Corey Taylor anunciou a demissão de Jay Weinberg, substituto de Joey Jordison no Slipknot. A banda disse apenas que a demissão do integrante se deu por uma “vontade de continuar evoluindo”.

A repentina saída de Jay abriu espaço para rumores de que a banda já teria um substituto e, por seu estilo e reconhecimento, Eloy foi um dos mais mencionados nas redes sociais. Vale lembrar que, em 2022, Eloy Casagrande concorreu com Jay Weinberg para o prêmio de melhor baterista de Metal do ano e acabou perdendo.

Durante a coletiva de imprensa, um repórter da Roadie Crew, perguntou para Eloy quando ele entra no Slipknot e se já tem uma data para começar a tocar com a banda. Em tom de brincadeira, Eloy desconversou: "Na verdade, eu comecei a tocar com o Paul McCartney. Hoje, se você for lá no show, eu que vou tocar batera". Andreas Kisser brincou também: "Bem melhor, com todo respeito ao Slipknot", enquanto todos os presentes caíram na gargalhada.

Contudo, após a coletiva, o Band.com.br, conversou com exclusividade com o baterista e ele revelou detalhes sobre o futuro e sobre a ida para o Slipknot: “É um movimento da internet. Na verdade, não está acontecendo nada. Na vida real, estou focado na turnê do Sepultura”, diz. 

O artista, no entanto, deixa uma ponta solta: “Quem sabe no futuro, ao término da banda, sim, aconteça alguma coisa com o Slipknot. Mas por enquanto são só boatos. Gosto muito dos caras. O Slipknot é uma banda expoente no mundo do metal”. 

Eloy ainda explica que é muito complicado dizer o que acontece depois do Sepultura, porque a rotina dos artistas nem sempre são planejadas. “Nem sei o que vou almoçar amanhã”, reflete. “Tenho meus projetos paralelos, mas estou sempre aberto para fazer clínicas de bateria. Inclusive, eu viajo o mundo explicando sobre o meu instrumento, fazendo gravações para outras bandas, então nunca se sabe. É deixar que a arte me leve”, completa. 

Casagrande & Hanysz é o projeto instrumental de Eloy Casagrande, baterista do Sepultura, com o guitarrista João Hanysz. A parceria dos músicos cria sons experimentais que são influenciados por suas vivências e sonhos, confundindo os ouvintes sobre o que é real ou imaginado. É música brasileira com toques de metal extremo. É rock progressivo com influência de videogame. Algo como o “real imaginado”.

Quem é Eloy Casagrande? 

O baterista começou no Sepultura em 2011, por meio da indicação de uma pessoa que trabalhava na banda. “Eu tocava no Gloria, e após esse show, eles me viram tocando e me chamaram para um teste. Daí rolou”, conta. 

Aos 32 anos, ele foi eleito pela revista Modern Drummer como o melhor baterista de metal de 2021 e pelo website drumeo como o melhor baterista de metal de 2022. Tudo começou ainda na infância. Casagrande começou a tocar aos sete anos, quando ganhou uma bateria de brinquedo de sua mãe, e a partir disso, não parou mais e hoje é tido como um dos melhor bateristas do mundo. 

Nas redes sociais, o artista conta com mais de 400 mil seguidores e compartilha momentos do seu trabalho com a bateria. Ele vive com a cirurgiã plástica, Ariane Garcia, e é bem discreto sobre sua vida pessoal.

Confira as datas turnê de despedida do Sepultura:

1 de março de 2024 – Belo Horizonte (Arena Hall)

2 de março de 2024 – Juiz de Fora

09 de março de 2024 – Brasília (Arena Lounge)

15 de março de 2024 – Uberlândia

21 de março de 2024 – Porto Alegre (Araújo Vianna)

22 de março de 2024 – Curitiba (Live)

23 de março de 2024 – Florianópolis (Arena Opus)

06 de setembro de 2024 - São Paulo (Espaço Unimed)

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais