Exibida pela Rede Globo entre 1989 e 1990, Tieta é lembrada como um dos maiores sucessos da teledramaturgia brasileira. Baseada no romance Tieta do Agreste, de Jorge Amado, a novela conquistou o público com uma combinação de humor, drama e crítica social.
No dia 2 de dezembro, a trama volta a ser exibida pela emissora no “Vale a Pena Ver de Novo”. Após 35 anos de sua exibição, saiba por onde andam os atores que deram vida aos icônicos personagens da trama:
Betty Faria
Protagonista da novela, Betty Faria brilhou como Tieta, a mulher que retorna triunfante à sua cidade natal após anos de rejeição. Aos 83 anos, Betty continua ativa na televisão e no teatro.
Atualmente, a atriz está no elenco da novela Volta por Cima. Além disso, a atriz conta com mais de 500 mil seguidores no Instagram, onde compartilha trabalhos e momentos com amigos e familiares.
Claudia Ohana
A atriz viveu Tieta na primeira fase da novela, e depois disso, manteve uma carreira artística de sucesso. A famosa já transitou entre a televisão, o cinema e o teatro, mas também no ramo musical.
Contudo, em 1991, a atriz interpretou um de seus papéis mais lembrados pelo público até hoje, o da vampira roqueira Natasha Rebelo, em Vamp. A artista também ficou marcada após um ensaio histórico que fez nua para a revista Playboy.
Hoje, aos 61 anos, soma mais de um milhão de seguidores nas redes sociais, onde compartilha looks, viagens e momentos com os amigos e familiares. Em entrevista ao Splash, a atriz falou sobre a novela:
"Fico muito feliz em saber que uma nova geração vai assistir essa novela que marcou a época. Para mim, Tieta só traz boas lembranças. Não sou uma pessoa que fica assistindo meus trabalhos antigos, mas com certeza não vou resistir e assistirei o primeiro capítulo da novela!", contou.
Luiza Tomé
Em Tieta, Luiza Tomé era Carol, amante de Modesto Pires. Aos 63 anos, está em plena forma e diz que mantém dietas e se preocupa com a saúde.
A musa participou da Dança dos Famosos em 2019 e esteve no elenco de "A caverna encantada", do SBT, sendo a primeira vez que ela trabalhou na emissora de Silvio Santos. Antes disso, ela ficou 6 anos afastada das novelas.
Mãe de três filhos, a atriz coleciona mais de 500 mil seguidores no Instagram e compartilha momentos com a família e trabalhos antigos.
Reginaldo Faria
Reginaldo Faria interpretou Ascânio, secretário da prefeitura de Santana do Agreste, um homem honesto e idealista, destinado a implementar políticas de desenvolvimento na cidade.
O ator também mostra boa forma e segue trabalhando aos 87 anos. Sua aparição mais recente na TV foi com uma participação em Fuzuê (2023), na Globo.
Em entrevista ao Na Telinha, o ator disse que planeja lançar livros baseados em roteiros de filmes e também uma autobiografia.
Joana Fomm
Na trama, Joana Fomm interpretava a vilã Perpétua, uma mulher rancorosa e que se dizia muito religiosa. A atriz veterana está longe das novelas desde 2018, quando integrou o elenco de "Apocalipse".
Em julho deste ano, a artista fez uma rara aparição na cerimônia de entrega da 18ª edição do Prêmio APTR (Associação dos Produtores de Teatro), no Rio de Janeiro.
Atualmente, aos 84 anos, ela diz que é contra remakes. “Papel que fiz e amei, não quero que ninguém se meta. Não acho bom. Se a novela foi tão marcante assim, vai ser difícil fazer melhor”, refletiu a atriz durante o prêmio. Ela também conta que deseja voltar ao trabalho.
Paulo Betti
Em Tieta, Paulo Betti interpretou Timóteo, que se casou a contragosto com Elisa. Aos 72 anos, o veterano continua atuando. No entanto, "Amor Perfeito", de 2023, foi sua última novela.
Atualmente trabalha em espetáculos de "Os mambembes", projeto que dispõe peças gratuitas em praças de todo o Brasil. Além disso, publicou uma autobiografia. Recentemente ele reclamou sobre a falta de espaço para os idosos trabalharem na televisão.
Ao saber da reprise, o ator comemorou: “Fiquei muito feliz com a notícia de que a novela vai passar no "Vale a Pena Ver de Novo", porque foi um trabalho muito importante para mim. O Timóteo era um personagem muito engraçado e que fez muito sucesso na novela, com diversos bordões”, disse à Rede Globo.
Cássio Gabus Mendes
Cássio Gabus Mendes interpretou Ricardo, filho de Perpétua, na trama. Na história, ele se envolve com Tieta, sua tia - relação que sua mãe não vê com bons olhos.
O último trabalho do artista foi no remake “Elas por elas”, exibido no ano passado na TV Globo, em que interpretou o vilão Roberto. Coincidentemente, a versão original da novela, marcou a estreia do ator na TV.
Em agosto desse ano, aos 63 anos, Cássio não teve o contrato renovado pela emissora. "Está tudo certo. A vida continua. Tenho alguns projetos paralelos que ainda não estão fechados. E posso também voltar para lá [Globo] para algum outro trabalho", relatou à Folha de S.Paulo.
José Mayer
José Mayer viveu Osnar, dono de terras e criador de cabras. Ele é um homem que acaba despertando a curiosidade de muitas mulheres em Santana. Aos 75 anos, ele está afastado da TV desde 2017, quando foi acusado de assédio. Sua última novela na Globo foi “A lei do amor”, em 2016.
Nas redes sociais, o artista se dedica a publicar recomendações de livros e de vídeos de novelas das quais participou.
Ele tem recusado fazer papéis após o afastamento, mas estaria sendo cotado para a próxima novela de Aguinaldo Silva.
Arlete Salles
Arlete Salles, que viveu Carmosina, amiga de Tieta, revela que está ansiosa para rever seu percurso com a nova exibição. “Era uma personagem doce, ingênua, mas tinha o seu defeito, que era abrir a correspondência alheia, para conhecer os segredos das pessoas. Era uma solteirona à espera de um amor que demorava”, relembra.
Ainda este ano, a atriz de 86 anos protagonizou "Família é tudo", novela em que interpretou as gêmeas Frida e Catarina. A atriz também está em cartaz na peça “Ninguém dirá que é tarde demais”.
Atores de Tieta que já faleceram
- Françoise Forton (1957 -2022)
- Marcos Paulo (1951- 2012)
- Claudia Magno (1958 - 1994)
- Yoná Magalhães (1935-2015)
- Elias Gleizer (1934-2015)
- Sebastião Vasconcellos (1927-2013)
- Míriam Pires (1927-2004)
- Armando Bógus (1930-1993)
- Renato Consorte (1924-2009)
- Cláudio Corrêa e Castro (1928-2005)