Bacalhau é uma paixão nacional: prato de origem portuguesa, ele aparece nas mesas brasileiras, principalmente, em datas comemorativas. O chef de cozinha Dalton Rangel, do Duelo de Mães, dá dicas para facilitar o preparo do peixe e sugere acompanhamentos deliciosos.
Antes de colocar a mão na massa, vale lembrar que bacalhau não é um peixe. Trata-se do nome comum de várias espécies do animal. “O bacalhau mais comum que vem para o Brasil é feito com dois peixes: Gadus morhua e Gadus macrocephalus”, explica o chef. Na hora de ir às compras, fique atento para garantir produtos de qualidade.
Como dessalgar o bacalhau de forma prática?
Se você está com pressa para tirar o excesso de sal do peixe, basta fervê-lo em água ou leite. Mas se tiver mais tempo para preparar o bacalhau, aposte na técnica favorita de Dalton Rangel. “Para tirar o sal do bacalhau, é necessário de dois a três dias em água gelada. Troque sempre essa água para que ele ganhe peso, incha e cresça. Assim, você tem um bacalhau de qualidade”, diz.
Quais alimentos acompanham o bacalhau?
O chef de cozinha dá sugestões para deixar o seu prato ainda mais saboroso e suculento. “Gosto de prepará-lo com batata, pimentão, cebola, alho, azeitona preta e salsinha. O bacalhau também fica bom com molhos, como o de abóbora e o de espinafre”, indica. Quer fazer bacalhau com batata frita? Está liberado! O chef aprova (e adora) a ideia.