No dia 8 de setembro de 2022, o Palácio de Buckingham anunciou a morte da rainha Elizabeth II, marcando a ascensão de seu primogênito, Charles, ao trono. Neste domingo (8), dois anos após a partida da matriarca, o rei fez questão de comparecer à igreja Crathie Kirk, localizada em Royal Deeside, perto de Balmoral, para prestar seu tributo.
De acordo com o site Vanity Fair, o rei e a rainha Camilla chegaram à capela por volta das 11h25. O momento de reflexão foi descrito por assessores do palácio como “privado e solene”, enquanto o monarca e sua esposa homenageavam a matriarca da família real.
A família real também prestou a homenagem para a monarca. Em uma publicação feita no perfil oficial do Instagram, a página oficial compartilhou uma foto da rainha com a legenda: “Em memória da Rainha Elizabeth II, 1926-2022".
Na legenda da publicação, seguidores lamentaram a partida da rainha. "Nós sentimos sua falta, majestade. Obrigada por seu serviço", escreveu um. "Está um caos desde que foi embora", ressaltou outra. "Uma rainha incrível que nunca será esquecida, agora temos um rei e uma rainha incríveis que continuarão seu legado e adicionarão sua própria marca à monarquia", destacou um terceiro.
No sábado (7), o St. James’s Park, em Londres, foi anunciado como a casa de um memorial dedicado à rainha Elizabeth II, do Reino Unido. Segundo o governo britânico, o local é perto do Palácio de Buckingham, residência oficial dos monarcas ingleses, e foi escolhido por ter “importância histórica e conexão pessoal com a falecida soberana”.
Rainha Elizabeth foi a monarca mais longeva da História da realeza britânica, ocupando seu lugar no trono por 70 anos.
O funeral da rainha Elizabeth II foi a maior audiência de uma transmissão de TV já feita no Reino Unido. Os cinco continentes de olho na mesma transmissão. Uma audiência de 4 bilhões de telespectadores.
A transmissão superou o funeral da princesa Diana em 1997 que teve um público de 2,5 bilhões de pessoas.
Ascensão de Elizabeth ao poder
A então princesa Elizabeth ascendeu ao trono aos 25 anos, no dia 6 de fevereiro de 1952, data em que pai, o rei George VI, faleceu. Imediatamente, ela virou a rainha Elizabeth II e assumiu todas as responsabilidades do título.
A coroação de Elizabeth II aconteceu no dia 2 de junho de 1953, em uma cerimônia solene na Abadia de Westminster. Ela fez o reinado mais longo da monarquia britânica. A líder da família real esteve no comando da Coroa por 70 anos.
Charles é coroado e luta para manter a monarquia relevante
Após o luto da morte da mãe, o rei Charles III e a rainha consorte Camila foram coroados e a família real preparou uma cerimônia especial desde o Palácio de Buckingham até a Abadia de Westminster, em Londres. Charles, que sempre foi impopular entre os ingleses, luta para manter a monarquia relevante.