“Uma comunidade do meu lado com 120 mil habitantes [...] eu precisava ajudar para, também, derrubar muros”. É com o depoimento da bailarina Mônica Tarragó, fundadora e diretora do Ballet Paraisópolis, que o documentário “Passo a Passo: a História do Ballet Paraisópolis” inicia a narrativa de como a instituição sem fins lucrativos foi idealizada e estabelecida naquela que é a segunda maior comunidade da cidade de São Paulo.
Produzido pela Produtora Canarinho, o conteúdo passou a ser disponibilizado nesta sexta-feira (12), no Bandplay.
Sob a direção de Rafael Scire e fotografia de Pablo Chasseraux e Gil Tuchtenhagen, as imagens do documentário proporcionam uma imersão interativa pelas ruas da comunidade.
Fundado em 2012, o Ballet Paraisópolis tem por missão formar crianças e adolescentes através da linguagem da dança, estimulando o desenvolvimento artístico e social. E a missão tem sido vitoriosa, resultado visto na vida dos 200 alunos beneficiados atualmente.
O documentário também fala sobre o rompimento de padrões e barreiras, como a disponibilidade de receber visitas das famílias, para que conheçam o projeto a fim de que possíveis resistências em liberar seus filhos para se envolver junto ao ballet sejam quebradas.
A diversidade também é protagonista: nas cores das pessoas, nos gêneros, nas estaturas e portes físicos. Esses corpos, juntos, compõem a magia dos espetáculos apresentados.
Corpos de crianças e adolescentes que nasceram em um território por vezes negligenciado pelo poder público e por parte da sociedade, mas que, através da dança, se manifestam para o mundo construindo caminhos que os movem com dignidade e auxiliam na conquista de novos espaços.
“Passo a Passo: a História do Ballet Paraisópolis” é, dentre outras coisas, uma celebração ao poder transformador da dança e da ação social. É um instrumento que desperta a sociedade para que ela seja cada vez mais estimulada a unir forças e recursos, a olhar para fora das “bolhas” e ter a sensibilidade de ser uma facilitadora na trajetória de quem precisa.
Confira outros conteúdos que também são destaques no Bandplay na semana de 12 a 19 de julho:
Oi! Tonbo – Anime
No episódio 8, Hinoshima é atingida por um tufão, forçando a evacuação ao Centro de Desenvolvimento, incluindo Tonbo e Tsubura. Mesmo sem energia, Tsubura prática seu swing.
Em Oi! Tonbo, Acompanhamos a história de Igarashi, que abandonou seu passado e se refugiou nas tranquilas Ilhas Tokara, na província de Kagoshima. Em Hinoshima, conhecida como "a última região inexplorada do Japão", ele conhece Tonbo, o único estudante do ensino médio da ilha, que esconde um talento extraordinário para o golfe! Esse encontro marca uma mudança drástica no destino de ambos.
Classificação A12.
Katekyo Hitman Reborn! - Anime
O mundo da máfia é governado por um homem prestes a se aposentar. A vida de Tsunayoshi, que é um adolescente nada popular, muda quando conhece um assassino enviado pelo velho para treiná-lo para assumir a máfia. A 4ª temporada já está te esperando completa no Bandplay.
Classificação: A14.
Partiu?! - Série
Andressa decide ir em busca do avô após a morte trágica do pai com seu melhor amigo, Samuel. Nessa jornada de autodescoberta em quatro episódios - todos já disponíveis no Bandplay - os jovens vão se aventurar pelo Rio Grande do Sul em busca de respostas.
Classificação: 12.
Redenção - Série
Em uma cidade abandonada em meio à escassez de recursos, um grupo de sobreviventes tenta entender o que poderia ter provocado uma contaminação. A chegada de um desconhecido representa uma ameaça ainda maior.
Você já pode conferir à 1ª temporada completa, com 4 episódios, no streaming da Band.
Classificação: A12.
Para assistir a esses e outros conteúdos de graça é bem simples:
- Acesse o Bandplay clicando aqui;
- Se ainda não tiver conta, se cadastre. Não demora nem um minutinho - e não precisa fazer pagamento mesmo, tá?;
- Depois, é só curtir tudo à vontade, seja no smartphone (Android ou iOS), site, Smart TV (compatível com espelhamento via Airplay e Chromecast) ou Fire TV Stick.