O ritmo nasceu nas favelas cariocas e durante um tempo a batida frenética só tocava por lá. Mas, aos poucos o funk foi conquistando espaço "no asfalto". Invadiu boates e agora domina o streaming, a distribuição pela internet. Dados da principal plataforma de música mostram que o consumo de playlists de funk brasileiro aumentou cerca 3000 % em dois anos.
Os Estados Unidos lideram a lista dos países que mais escutam o ritmo fora do Brasil. Depois vêm Portugal e Argentina. No ranking das 100 músicas mais tocadas no mundo, lá está ele. Me Gusta, da funkeira Anitta, ocupa a posição número 76.
Sucesso que inspira novas gerações. Na rocinha, foi criada uma escola de MCs. A ideia é ensinar desde técnicas de rima até de produção de músicas e vídeos. As aulas da primeira turma começaram neste mês e foram 10 vagas para mais de 50 inscrições.
Suzy Ponte é umas das alunas. Desde o início do ano, ela trocou a carreira de fisioterapeuta pela de funkeira. Lançou a primeira música no streaming: Convite Para Live. E agora pensa alto…