A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood premiou as 23 categorias do cinema neste domingo (10) na 96ª edição do Oscar 2024. Confirmando o favoritismo, ‘Oppenheimer’ foi o grande vencedor da noite com 7 estatuetas.
Veja abaixo os vencedores nas 23 categorias do Oscar 2024.
Melhor Filme
Oppenheimer, filme dirigido por Christopher Nolan, é o vencedor do Oscar de Melhor Filme 2024. O longa que conta a história de J. Robert Oppenheimer, conhecido como “o pai da bomba atômica”, passando por diversos detalhes de sua trajetória, foi o grande ganhador da noite.
Melhor Ator
Cillian Murphy foi contemplado com a estatueta de Melhor Ator pela interpretação do físico J. Robert Oppenheimer, em 'Oppenheimer'. O ator que deu vida ao "pai da bomba atômica" agradeceu aos pacifistas em seu discurso de vitória.
Melhor Atriz
Emma Stone foi a vencedora do Oscar de Melhor Atriz pelo trabalho em 'Pobres Criaturas'. A atriz recebeu a segunda estatueta de sua carreira por interpretar Bella no filme de Yorgos Lanthimos.
Melhor Ator Coadjuvante
Robert Downey Jr. venceu a estatueta de Melhor Ator Coadjuvante por 'Oppenheimer'. O astro conhecido como Homem de Ferro, venceu seu primeiro Oscar por interpretar Lewis Strauss no sucesso de bilheteria.
Melhor Atriz Coadjuvante
Da'Vine Joy Randolph foi a grande vencedora da estatueta como Melhor Atriz Coadjuvante, por ‘Os Rejeitados’. O anúncio contou com a apresentação de cinco antigas vencedoras, Regina King ("Se a rua Beale falasse"), Rita Moreno ("Amor, sublime amor"), Jamie Lee Curtis ("Tudo em todo o lugar ao mesmo tempo"), Mary Steenburgen ("Melvin e Howard") e Lupita Nyong'o ("12 anos de escravidão").
Melhor Direção
Cristopher Nolan venceu o primeiro Oscar de sua carreira com 'Oppenheimer'. O diretor era o favorito na categoria, recebeu a estatueta das mãos de Steven Spielberg e agradeceu sua equipe pelo trabalho no sucesso consagrado por público e crítica.
Melhor Animação
'O Menino e a Garça', de Hayao Miyazaki, desbancou o sucesso de bilheteria ‘Homem-Aranha no Aranhaverso’, e garantiu a estatueta no Oscar 2024 como Melhor Animação. Miyazaki não esteve presente no Teatro Dolby, em Los Angeles, para receber o prêmio.
Melhor Curta de Animação
'War Is Over!", o curta-metragem de animação inspirado na música de John Lennon & Yoko Ono venceu o Oscar 2024. Ambientado em uma realidade alternativa da Primeira Guerra Mundial, o filme retrata uma guerra sem sentido, com dois soldados em lados opostos do conflito jogando xadrez.
Melhor Roteiro Original
‘Anatomia de Uma Queda’ venceu a categora de Melhor Roteiro Original. Estrelado pela atriz alemã Sandra Hüller, o filme ainda foi indicado ao Oscar 2024 de Melhor Filme, Melhor Atriz (Sandra Hüller), Melhor Direção (Justine Triet), e Melhor Montagem.
Melhor Roteiro Adaptado
‘Ficção Americana’ foi contemplado com a estatueta de Melhor Roteiro Adaptado. Dirigido por Cord Jefferson, o filme conta a história de Thelonious Ellison (Jeffrey Wright), também conhecido como Monk, um escritor e professor de literatura afro-americano que não consegue emplacar seus livros há anos.
Melhor Maquiagem e Penteados
Mark Coulier, Nadia Stacey e Josh Weston receberam o Oscar 2024 pelo trabalho em ‘Pobres Criaturas’. Além da transformação em Emma Stone, para viver a personagem Bella, o ator William Dafoe chegou a ficar oito horas na cadeira de maquiagem para cenas no filme.
Melhor Direção de Arte
‘Pobres Criaturas’ venceu a segunda estatueta da noite por Melhor Direção de Arte. Shona Heath, Zsuzsa Mihalek, James Price foram os responsáveis pela vitória na categoria que disputou com ‘Oppenheimer’, ‘Barbie’ e ‘Assassinos da Lua das Flores’.
Melhor Figurino
A terceira estatueta de 'Pobres criaturas' veio com Melhor Figurino. Holly Waddington foi a responsável por traduzir o desejo do diretor Yorgos Lanthimos de trabalhar com roupas de época com tom futurista, sem parecer ficção científica.
Melhor Filme Internacional
A produção falada em alemão, que reproduz com precisão assombrosa um dos momentos mais sombrios da história, ‘Zona de Interesse’ cumpriu o favoritismo e venceu como Melhor Filme Internacional.
Melhores Efeitos Visuais
"Godzilla Minus One" foi o vencedor da estatueta de Melhor Efeitos Visuais. Foi a primeira vez que a franquia famosa internacionalmente venceu o Oscar.
Melhor Montagem
Jennifer Lame foi condecorada com a estatueta de Melhor Montagem pelo trabalho em 'Oppenheimer'. A editora americana fez um agradecimento especial ao diretor Cristopher Nolan: "Trabalharia com você todos os dias", disse.
Melhor Documentário
'20 Dias em Mariupol' venceu a estatueta de Melhor Documentário. O filme retrata os tristes acontecimentos da guerra na Ucrânia em seus estágios iniciais. O diretor Mstyslav Chernov fez um forte discurso sobre a invasão russa ao território ucraniano.
Melhor Documentário em Curta-Metragem
The Last Repair Shop (A Última Loja de Consertos), de Kris Bowers e Ben Proudfoot, foi o vencedor de Melhor Documentário em Curta-Metragem. O curta é sobre uma oficina de Los Angeles especializada em reparos de instrumentos musicais para crianças de baixo poder aquisitivo.
Melhor Fotografia
'Oppenheimer' confirmou seu favoritismo ao prêmio de Melhor Fotografia no Oscar 2024. Com imagens coloridas e preto e branco, Hoyte van Hoytema foi consagrado em seu quarto trabalho com o diretor Cristopher Nolan.
Melhor Curta-Metragem em Live-Action
'A incrível história de Henry Sugar' foi o vencedor na categoria. Wes Anderson dirige esta adaptação do conto de Roald Dahl sobre um homem rico determinado a dominar uma técnica extraordinária para trapacear nos jogos de azar.
Melhor Som
'Zona de Interesse' desbancou 'Oppenheimer' e venceu a estatueta de Melhor Som. Tarn Willers e Johnnie Burn foram os responsáveis pela experiência sonora do filme.
Melhor Trilha Sonora Original
Ludwig Göransson venceu a estatueta de Melhor Trilha Sonora pelo trabalho em 'Oppenheimer'.
Melhor Canção Original
Billie Eilish venceu o segundo Oscar de sua carreira com 'What Was I Made For?', de Barbie. A cantora teve como parceiro Finneas O'connell, que também subiu ao palco para receber a estatueta.