Como Anitta conquistou o coração do Grammy e recebeu indicação histórica

Cantora está nomeada na categoria de melhor artista revelação

Da Redação

Anitta está indicada ao Grammy
Reprodução/Instagram

No domingo (5), Anitta fará história, já que será uma das indicadas na categoria de artista revelação do Grammy. Já nomeada em algumas ocasiões ao Grammy Latino, essa é a primeira vez que a artista figura na premiação principal. Além disso, ela é a primeira mulher brasileira na história a conquistar uma indicação naquela que é considera uma das 4 categorias mais importantes da cerimônia.

Claro que, considerando o tempo de estrada de Anitta, fica um pouco estranho categorizá-la como “artista revelação”. O importante aqui é o fato de que ela é uma revelação para os Estados Unidos, um fato que se construiu com muito suor e alguns hits inesperados.

Há muitos anos a cantora explorava maneiras de se firmar no mercado internacional. Em 2021, ele começou a divulgação de um álbum que visava lança-la de vez em águas norte-americanas. Ela apostou no single “Girl From Rio”, que misturava a melodia do clássico “Garota de Ipanema” com uma energia contemporânea. Porém, a canção não surtiu o efeito aguardado.

No final, aquilo com o que a cantora sonhava chegou de surpresa. A música “Envolver”, laçada no final de 2021, não chegou cercada de grandes pretensões, mas teve uma ascensão meteórica e alcançou a primeira posição entre as músicas mais tocadas no mundo no Spotify.  

Um detalhe: Anitta apostou em “Girl From Rio” para bombar nos EUA por se tratar de uma música cantada em inglês. Já “Envolver”, que virou o grande sucesso, é cantada em espanhol.

A isso se seguiu quase uma turnê por diversos programas importantes da televisão americana, nos quais ela se apresentou e mostrou toda a sua desenvoltura. Desde então ela não parou mais e foi fazendo seu nome.

Em 2022, ela se tronou a primeira brasileira a ganhar um VMA (MTV Video Musica Awards), na categoria de melhor vídeo latino. Ela também venceu uma estatueta no American Music Awards (AMAs), como melhor artista latina feminina.

E quais são as chances de Anitta no Grammy? É difícil saber. É fato que ela é uma das favoritas, até devido ao forte simbolismo que sua vitória traria, algo que premiações buscam cada vez mais. Mas, a cantora enfrenta uma disputa forte com a banda Måneskin e com o artista Omar Apollo.

Entretanto, ganhe ou perca, Anitta já entra para a história.  

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.