Nossos ouvintes Davi e Ana Paula Falcão me escreveram contando que eles têm uma gatinha que adotaram há três anos chamada Pretinha, ela vive numa casa que tem quintal e passeia pelos muros dos vizinhos e se dá bem com gatos e cachorros da vizinhança. Porém, eles vão se mudar para um apartamento e estão preocupados com a adaptação. “O que fazer, Manu?”
Gente, é um problema, não importa se a casa é maior ou menor, toda mudança para os felinos é um estresse. Eles são animais territorialistas, então a tua casa é dele. Quando você muda, ele precisa de tempo para se adaptar; e quando se muda para um lugar menor, há restrição de ir e vir – e claro que a Pretinha vai sentir. Mas, não acho tão ruim, não gente. Minha opinião sobre gatos que passeiam fora da casa é que não devem ir. Gatos podem sofrer acidentes, como atropelamentos, envenenamentos, brigas com outros gatos...
Então, tenha paciência, porque vai ser um estresse. Provavelmente, ela vai vocalizar, vai miar, estranhar e o que você deve fazer é tentar levar a caminha dela e todos os objetos que você percebe que ela gosta de ficar. Isso ajuda na nova ambientação. Boa sorte! Vai demorar, mas vai ficar bem.
Participe também da nossa coluna, enviando a sua dúvida para: eobicho@bandnewsfm.com.br, ou então pelo Instagram @manukarsten.