Meu Amigo É o Bicho!

Projeto quer transformar vira-lata caramelo em manifestação cultural do Brasil

Pesquisa mostra que 32% dos cães e 52% dos gatos brasileiros são animais SRDs

  • facebook
  • twitter
  • whatsapp

Meu Amigo É o Bicho!

Juliana Finardi é jornalista e é mãe de pet. Já escreveu para o UOL e jornais impressos como Agora SP, Diário do Grande ABC e outros tantos entre reportagem e edição. Ainda acredita na humanidade, mas acha que pet é melhor que muita gente

Caramelinhos são a marca registrada do país (Foto: Lucas Moura/Divulgação)

O vira-lata caramelo já virou marca e paixão nacional. E não é para menos: de acordo com dados da pesquisa Quaest realizada em julho, 32% dos cães e 52% dos gatos brasileiros são animais SRDs (sem raça definida). Encomendada pela Petlove, a pesquisa reforçou a campanha #ORGULHOVIRALATA que a marca tem utilizado para desmistificar preconceitos e levantar a bandeira de que a mistura de raças e pluralidade são as características que fazem do Brasil um país especial.

Outra medida do movimento é a potencialização do projeto de lei 1897/2023, que visa transformar o vira-lata caramelo em manifestação cultural imaterial do Brasil.  Para tentar acelerar a análise do projeto pela Comissão de Cultura e aprovação na Câmara, bem como no Senado, está circulando uma petição online que pode ser acessada aqui.

Além disso, até domingo (4), a unidade da Petlove do bairro Paraíso (rua Tutóia, 286) contará com uma urna em um espaço especial e reservado, simulando uma cabine eleitoral, aberta ao público e pronta para colher assinaturas dos interessados em apoiar a causa.

“Transformar o mundo em um lugar onde os pets possam ser mais felizes e saudáveis também diz respeito a valorizar as diferenças entre eles. Queremos celebrar o orgulho que temos do caramelo, do fiapo de manga, do sialata, do malhadinho e de todos os outros. Por isso, neste dia especial, vamos dar um empurrãozinho para que os SRDs, que são tão presentes na cultura brasileira, se tornem efetivamente um símbolo do nosso país”, ressalta André Romeiro, diretor de Marca da Petlove

Temporariamente, a Petlove mudou a identidade visual com paletas em tom caramelo, para homenagear os animais vira-latas. A ação ainda contempla um vídeo que questiona o teor da expressão “complexo de vira-lata” e apresenta as qualidades dos animais com vídeos de suas qualidades e da enorme diversidade de cores e raças dos Sem Raça Definida, enquanto convida as pessoas para participarem.

Desabandone

No mês do vira-lata a ONG Desabandone, que completou 12 anos, comemora os 234 animais que já foram adotados neste primeiro semestre (58 – 43 cachorros e 15 gatos - só em julho, mês que costuma ser mais parado, com cerca de 10 adoções, no máximo).

Além dos animais doados, 50 SRDs continuam sob a tutela da ONG e esperam ansiosos por um novo lar. Quem quiser conhecer os pets disponíveis para adoção pode entrar em contato com a ONG através do perfil @desabandone no Instagram.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.