Meu Amigo É o Bicho!

Gigante gentil: "super gatos" estarão em exposição neste fim de semana em SP

Exposição será no Centro de Convenções do Shopping Frei Caneca, na capital paulista

Meu Amigo É o Bicho!

Juliana Finardi é jornalista e é mãe de pet. Já escreveu para o UOL e jornais impressos como Agora SP, Diário do Grande ABC e outros tantos entre reportagem e edição. Ainda acredita na humanidade, mas acha que pet é melhor que muita gente

Gigante gentil: "super gatos" estarão em exposição neste fim de semana em SP
Ângela Stoicov

O nome dela é Gisele Bündchen, dona do original catwalk das “passarelas” e muito famosa pela beleza, charme e elegância. Não, eu não estou falando da top model brasileira, mas de uma gatinha de 1 ano e meio da raça Maine Coon, aquela conhecida por representar os gatos gigantes com feições marcantes e traços que lembram os grandes felinos.

“O temperamento deste gato é tão sensacional que depois de um tempo de convivência com eles, você perceberá que o que menos importa é o tamanho. Eles são mágicos, espertos e inteligentes. Extremamente carinhosos, engraçados, companheiros e brincalhões. Conversam com o dono através de ‘grunhidos’, são curiosos, miam pouco, apresentam uma pelagem de fácil manutenção, adoram crianças e outros animais, desde que o primeiro contato seja agradável ao gato.”

A dona dessa descrição da raça é a fisioterapeuta Ângela Stoicov, 47 anos, diretora do CBG (Clube Brasileiro do Gato) há 13 anos e criadora de Maine Coons (Gatil Cardigans, de São Bernardo, no ABC paulista). Foi lá em 2005 que a Ângela e o marido ficaram muito tristes com a morte do cãozinho de 11 anos, quando decidiram ter um felino. Desde então, nunca mais souberam como é a vida sem um gato gigante.

O primeiro foi o Joaquim, um macho de cor Black Blotched Tabby, uma espécie de tigradinho, que participou da primeira exposição do CBG com o casal de humanos, que se apaixonaram, então, pelo “mundo felino”.

Hoje, eles têm 12 gatões Maine Coons que participam de exposições e campeonatos onde são apresentados a juízes que avaliam as características da raça e de cada felino. “Banhos regulares, shampoos especiais, escovação e outros cuidados estéticos sozinhos, não fazem um campeão! Se a qualidade dos pelos não for boa e se o gato não tiver uma forma física adequada e mostrar estar saudável, ele nunca será ‘Best in Show’”, explica a criadora.

Um filhote dos campeões da Ângela pode custar entre R$ 7 mil e R$ 10 mil. Um macho adulto castrado chega a pesar 10 kg.

Exposição Premier

Além dos gigantes do gatil Cardigans, outras 20 raças diferentes de felinos, além dos queridos SRDs (sem raça definida), claro, estarão neste fim de semana (11 e 12 de novembro), das 10h às 17h, na quarta e última edição de 2023 da exposição de gatos do CBG (Clube Brasileiro do Gato), no Centro de Convenções do Shopping Frei Caneca (Rua Frei Caneca, 569, Consolação, SP). A realização é do CBG e da Premier Pet.

Além de ter acesso gratuito, a exposição é uma oportunidade de aprender mais sobre os cuidados com os animais, tirar dívidas com os criadores, receber dicas de nutrição pet, além de conferir produtos temáticos exclusivos nas lojinhas.

Concurso de beleza

Todos os gatos inscritos no evento participam de um tradicional concurso de beleza felina e quem estiver por lá poderá acompanhar a disputa. Juízes convidados do Brasil, Holanda e Suécia elegerão os melhores gatos e o grande campeão de cada dia com base em categorias que consideram raça, faixa etária e se baseiam nos critérios da FIFe (Fédération Internationale Féline). 

Os interessados pelo universo da competição poderão participar de visitas monitoradas e ter acesso aos bastidores, conhecer as particularidades das raças e ficar ainda mais perto dos animais. As visitas acontecem nos dois dias em três horários: 11h, 13h e 15h. As inscrições são por ordem de chegada e devem ser feitas do estande da Premier Pet.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais