5 adaptações de Stephen King pra passar medo com propriedade

Este artigo é uma oportunidade de conhecer Stephen King, através das suas obras clássicas de terror, que saíram dos livros para as telonas. Leia!

Por Felipe de Melo

Colheita Maldita
BandPlay

Quem é King nunca perde a majestade. Conheça mais sobre as obras de Stephen!  

Stephen King é um dos autores norte-americanos mais emblemáticos de seu tempo. Terror, suspense, ficção científica e fantasia são gêneros com os quais o universo de suas obras está bastante conectado. Ele já vendeu mais de 400 milhões de livros em 40 países. Com adaptações não somente para as telonas, como também para as telinhas.  

Isso mesmo, do cinema à televisão, entre filmes, séries e minisséries. Não à toa, o cara possui uma legião de fãs em todo o mundo.  

E tem mais: o escritor já mostrou que, além de fazer o público se arrepiar, também sabe arrancar lágrimas e muita emoção com obras voltadas ao gênero dramático. Como, por exemplo, os filmes “Conta Comigo”, “Um Sonho de Liberdade” e “À Espera de um Milagre”. Quem nunca chorou baldes inteiros assistindo a esses clássicos?  

Mas, hoje, vamos desbravar o lado assustador de suas obras, que é o carro-chefe responsável por grande parte do seu sucesso. Verdadeiros clássicos do terror como “O Iluminado”, “Colheita Maldita”, “It: A Obra-Prima do Medo”, “Carrie, A Estranha” e “Doutor Sono’’.   

Preparados? Só não vale fazer xixi na cama, hein?  

Conheça 5 adaptações para se arrepiar e comprove: Stephen é King mesmo! 

O Iluminado (1980) 

O roteiro conta a história de Jack Torrance (Jack Nicholson), um escritor que possui dependência com o álcool. Ao enfrentar dificuldades e bloqueios criativos, Torrance decide trabalhar como caseiro de inverno em um hotel bastante isolado chamado Overlook, onde também passa a morar com a esposa Wendy e o filho Danny, que é atormentado por premonições. 

O escritor passa a desvendar segredos sombrios do hotel, e as premonições de Danny passam a ser mais intensas e frequentes. Em meio à toda essa perturbação, Jack passa a aterrorizar a sua família como um verdadeiro maníaco homicida.  

Esse filme é pra não esquecer jamais! 

Colheita Maldita (1986/1992 e 1995) 

No primeiro filme da trilogia “Colheita Maldita”, um pastor mirim influencia todas as crianças de Gatlin a assassinar os habitantes adultos do lugar. O sangue das vítimas é usado para irrigar campos de milho em nome de uma entidade conhecida como Aquele Que Caminha Por Trás Da Plantação

No segundo filme chamado “O Sacrifício Final”, um repórter chega à Gatlin para investigar a carnificina que ocorreu na cidade. Enquanto tenta desvendar os mistérios das mortes, a sua vida corre perigo, pois os adolescentes assassinos estão em fúria para matá-lo. 

Já no terceiro filme intitulado “Colheita Urbana”, dois irmãos perdem seu pai após um assassinato. Eles são adotados pelo casal Porter, de Chicago. Ao serem matriculados na escola, todos ao redor passam a perceber uma estranheza que paira sobre os recém-órfãos. 

E você já pode descobrir todas as ligações misteriosas que unem a trilogia “Colheita Maldita”. É só correr pro Bandplay! Os 3 filmes estão disponíveis por lá. 

It: A Obra-Prima do Medo (1990) 

O filme se passa nos anos de 1960, quando um grupo de pré-adolescentes tenta se livrar de uma manifestação demoníaca que se apresenta em forma de palhaço e tem o hábito de assassinar crianças. 30 anos depois, o perigo volta a surgir quando o palhaço retorna para atormentar a cidade na tentativa de ceifar novas vítimas.  

Quem tem medo de palhaço levanta a mão - e tampa os olhos com a outra!  

Carrie, A Estranha (1976) 

Carrie White (Sissy Spacek) vive praticamente isolada em casa junto à sua mãe, que tem uma personalidade abusiva. Sem amigos, ela enfrenta insultos e é ridicularizada na escola. Após passar por diversas situações estranhas, Carrie começa a descobrir que possui poderes paranormais, principalmente aflorados pelo seu instinto de vingança, o que a faz tomar rumos sombrios e violentos.  

Esse é um clássico! 

Doutor Sono (2019) 

Este filme é conhecido como a continuação de “O Iluminado”. Nele, Danny sobrevive a uma tentativa de homicídio praticada pelo próprio pai, Jack.  

Já adulto, ele passa a viver numa pequena cidade e a trabalhar num hospital local. Seu aparente sossego termina quando conhece Abra, uma menina com poderes telepáticos tão fortes e impulsivos quanto os que ele tentava bloquear dentro de si.  

Parece que não tem para onde fugir, Danny! 

 São mais curiosidades sobre esses filmes incríveis que você quer? Então toma, @! 

10 Curiosidades sobre famosas adaptações de Stephen King 

1. Em “O Iluminado”, o ator mirim não sabia que estava num filme de terror

Exatamente. O ator que interpretou o pequeno Danny Lloyd tinha apenas 5 anos de idade e o diretor Stanley Kubrick o fez acreditar que estava participando de um filme bem levinho. O então garotinho fazia o filho do casal interpretado por Jack Nicholson e Shelley Duvall. Somente aos 16 anos ele descobriu toda a verdade. Imagina o choque?  

2. Referências bíblicas em “Colheita Maldita” 

Os nomes da maioria dos personagens interpretados por crianças são de origem bíblica. Além disso, o lema “E uma criança os guiará’’ foi inspirado no versículo de Isaías 11:06. 

3. Milho cenográfico

Nem só de milho verdadeiro viveu a “Colheita Maldita”. Evidentemente, milho cenográfico produzido com poliuretano foi bastante usado, principalmente nas cenas que exigiam movimentos de ação.  Corre pro Bandplay pra assistir e me conta se vai conseguir diferenciar o milho verdadeiro do milho de mentirinha. Quero só ver!  

4. Fogo no parquinho, ou pior: no set de gravações 

Não estamos falando de treta entre os envolvidos no filme. O que rolou foi um incêndio no estúdio onde ocorriam as gravações, já em suas fases finais. O prejuízo girou em torno de U$2,5 milhões. Não houve vítimas. Mas, e o pânico? 

5. “It” tem referência macabra da vida real 

O palhaço Pennywise, personagem protagonista do filme “It”, foi inspirado em um assassino em série chamado John Wayne Gacy, acusado de matar 29 garotos. Ele também se vestia de palhaço na tentativa de facilitar o contato com as vítimas. Isso que é terror! 

6. O palhaço sofria nos bastidores 

Pois é. Nos bastidores de “It: A Obra-Prima do Medo”, o terror do ator Tim Curry, intérprete do palhaço Pennywise, era o trailer da maquiagem. Além de precisar ficar 3 horas tendo toda a caracterização do rosto produzida, entre uma cena e outra, ele precisava correr para que alguma parte fosse devidamente retocada. Um baita sacrifício!   

7. A micharia que abriu portas 

“Carrie, A Estranha”, de 1976, foi a primeira adaptação de Stephen King para o cinema. Na época, o autor recebeu apenas U$2.500 pelos direitos, uma quantia bem pequena, mas pela qual ele não se arrependeu. O filme abriu-lhe as portas para as telonas e o fez desbravar esse caminho de sucesso que todos conhecemos até hoje.  

8. Banho de sangue 

A cena do baile de “Carrie, A Estranha” durou vários dias de gravação. Inclusive, a atriz Sissy Spacek se recusou a tomar banho e dormiu 3 dias toda lambuzada para que a continuidade da cena não fosse prejudicada. Podemos chamá-la de workaholic? 

9. Para King, licença poética tem limites 

Diferentemente de “O Iluminado”, Stephen King aprovou o resultado final de “Doutor Sono”. Acontece que, no caso do primeiro filme, ele não havia percebido fidelidade ao roteiro da obra original.  

 10. Número da sorte? 

Em “Doutor Sono”, 1980 é o número da casa onde mora a personagem Abra. Curiosamente, é o número referente ao ano em que “O Iluminado” foi lançado.  

O fato é que, quando o assunto é passar medo, King é King, sim! E #ficaadica: Colheita Maldita 1, 2 e 3 te esperam no Bandplay! 

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.