Começou nesta sexta-feira, 5, a vacinação de idosos com 90 anos ou mais na cidade de São Paulo. A previsão do governo estadual era de que a campanha começasse apenas na próxima segunda-feira, 8, para esta faixa etária, mas a Prefeitura tomou a decisão de antecipar o calendário.
De acordo com a gestão municipal, a antecipação foi possível porque todas as Unidades Básicas de Saúde, as UBSs, da capital já estavam abastecidas com doses suficientes para atender este público. Estima-se que 206 mil pessoas, nessa faixa etária, comecem a ser vacinadas.
A repórter Cíntia Lima, do Melhor da Tarde, foi até a UBS de Santo Amaro para acompanhar o movimento. “Começou às 7h da manhã e vai até às 19h. As pessoas vêm de carro, trazendo os idosos acima de 90 anos e são vacinados dentro do carro. É rápido e indolor. Dia de esperança”, disse a jornalista.
De acordo com a enfermeira Luciane Massi, em torno de 200 idosos foram vacinados no primeiro dia somente na UBS de Santo Amaro. O governo de São Paulo negocia a compra de mais 20 milhões de doses com o laboratório chinês Sinovac, responsável pela Coronavac.