Série Ouro: veja ordem dos desfiles, enredos e sambas das escolas do Rio

Confira todos os detalhes das escolas que vão desfilar nos dias 9 e 10 fevereiro na Marquês de Sapucaí

Da Redação

Marquês de Sapucaí recebe escolas da Série Ouro com transmissão da Band
Luis Alvarenga/Governo do Rio de Janeiro

As 16 escolas da Série Ouro desfilam em 2024 nos dias 9 e 10 de fevereiro, sexta-feira e sábado de carnaval. A Band transmite com exclusividade o espetáculo na Marquês de Sapucaí.

O Band.com.br preparou um resumo para você não perder nenhum detalhe. Com o objetivo de dar mais equilíbrio, o sorteio foi definido a partir de seis pares pré-estabelecidos pela Liga-RJ em comum acordo com as 16 agremiações. Veja abaixo, na ordem dos desfiles.

Sexta-feira (9 de fevereiro)

  1. Parque Acari
  2. Império da Tijuca
  3. Vigário Geral
  4. Inocentes de Belford Roxo
  5. Estácio de Sá
  6. União de Maricá
  7. Acadêmicos de Niterói
  8. Unidos da Ponte

Sábado (10 de fevereiro)

  1. Sereno de Campo Grande
  2. Em Cima da Hora
  3. Arranco
  4. União da Ilha
  5. Unidos de Padre Miguel
  6. São Clemente
  7. Unidos de Bangu
  8. Império Serrano

Parque Acari

Celebrando 50 anos de luta e resistência, o enredo do Ilê Aiyê destaca-se por promover a valorização da cultura afro-brasileira, combatendo o racismo e promovendo a igualdade por meio de desfiles, música e atividades culturais. O grupo é conhecido por sua contribuição significativa para a preservação e promoção das tradições afro-brasileiras.

Império da Tijuca

A agremiação da Formiga levará para a avenida um relicário das memórias e referências que deram a Lia de Itamaracá o título de rainha da ciranda. A relação de Lia com as águas da ilha e com as festas de sua infância construíram as bases artísticas da cantora e dançarina, que no próximo ano completa 80 anos de vida, dos quais 60 deles dedicados à cultura popular. A relação Lia com o carnaval de Pernambuco, repleto de ritmos e cores, completa a homenagem que a verde e branco fará a este ícone da cultura brasileira.

Acadêmicos de Vigário Geral

Através de uma imaginária conversa entre seus dois santos padroeiros, vamos conhecer as curiosidades, as tradições culturais, as histórias indígenas e principalmente, vamos conhecer um pouco do maior São João do planeta em uma cidade cenográfica montada especialmente para o evento que tem 40 dias.

Inocentes de Belford Roxo

A vermelha, azul e branca levará para o Sambódromo da Marquês de Sapucaí o enredo “Debret pintou, camelô gritou: ‘compre 2 leve 3’! Tudo para agradar o freguês”, com uma homenagem aos comerciantes de rua, exaltando esses heróis anônimos que ajudam, através da sua arte de vender, a impulsionar a economia do Brasil com muito bom humor, alegria e simpatia.

Estácio de Sá

A primeira escola de samba do Brasil conta a história de “Kianda e Mwana Ya Aanza”, Cambinda e Maria Conga, respectivamente. A Estácio tem mandiga, a Estácio tem mironga neste Carnaval 2024.

União de Maricá

“O Esperançar do Poeta” é uma grande homenagem aos compositores que mudam vidas a partir de seus versos e melodias. O enredo terá como fio condutor Guaracy Sant'anna, o Guará, autor de sambas marcantes, como “Sorriso Aberto”, “Problema Social” e “Singelo Menestrel”. Ganhador de três estandartes de ouro, sendo um com a Em Cima da Hora, com o histórico “33 - Destino Dom Pedro II” (de 1984 e reeditado em 2022), e dois com o acadêmicos do engenho da rainha (1985 e 1986), ele faleceu em 1988 e deixou um grande legado para a música brasileira.

Acadêmicos de Niterói

A azul e branca niteroiense voará em um céu de fitas, será liberdade em corpo de pipa e levará estandartes em nome da fé exaltando a cultura popular da festa de Catopês, que acontece em montes claros. Abram alas para a marujada e caboclinhos e toda cultura da região do norte de Minas Gerais.

Unidos da Ponte

Fiel à tradição de enredos afros, a escola vai levar para a Sapucaí o enredo “Tendendém – O axé do epô pupá”, que contará a saga do dendê desde a sua origem mítica em terras africanas, chegando no Brasil através da diáspora.

Sereno de Campo Grande

A azul e branco da Zona Oeste vai promover na avenida em 2024 uma grande comemoração aos festejos de Oyá e Santa Bárbara, que acontece com maior tradição em Salvador, na Bahia.

Em Cima da Hora

Escola que segue a tradição de temas populares em seus desfiles, a 'Em Cima da Hora' vai levar para a Sapucaí no ano que vem o enredo “A Nossa Luta Continua!”. O enredo será uma ode ao trabalhismo no Brasil, contra a precarização do trabalho, reafirmando a luta da classe operária, numa justa e digna homenagem a quem de fato merece o valor dessa nação.

Arranco do Engenho de Dentro

O Arranco vai celebrar a doutora Nise e o Instituto Municipal de Assistência à Saúde Nise da Silveira que segue pulsando seu legado, como uma mulher brasileira mundialmente reconhecida pelo papel revolucionário que desempenhou no campo da saúde mental. Sua psiquiatria rebelde centrada no afeto ecoou do Engenho de Dentro para o mundo. A homenagem é construída através de uma narrativa poética, um conto ficcional em que a própria Nise viaja no espaço-tempo em três quadros pintados pela história.

União da Ilha do Governador

Inspirado no livro “Amoras”, do rapper Emicida, e em outras histórias infantis da literatura negra brasileira, o enredo abordará um conto com a presença de dois personagens pretos – Doum e Amora – que, juntos, lutarão por um mundo antirracista e sem intolerância religiosa.

Unidos de Padre Miguel

Apoiado na figura de Padre Cícero, o enredo é um convite a viajar no imaginário místico popular do povo sertanejo. Causos fantásticos, visões e milagres fazem parte da história do padim, que configura, para seus devotos, uma representação divina. A narrativa desenvolvida pela equipe da Vila Vintém trará luz às emoções do sertanejo, evidenciando a ligação de suas histórias de vida com as benfeitorias e obras do padre.

São Clemente

A São Clemente vai cantar o compositor-sambista "nosso Zé" na avenida em 2024. O enredo sobre Zé Katimba vai priorizar a lineariedade cronológica, falando de arte através de mais arte. A missão da escola é carnavalizar a história e os feitos do potente baluarte do Carnaval carioca.

Unidos de Bangu

A Unidos de Bangu vai exaltar um dos santos mais populares do Brasil e do mundo: São Jorge. O guerreiro, nascido na região onde hoje encontra-se a Turquia, foi um exemplo de cristão, morreu pela fé, cruzou continentes e baixou nos terreiros do Brasil sincretizado como Ogum e Oxóssi, este na Bahia.

Império Serrano

O enredo do Império Serrano propõe um grande xirê na Marquês de Sapucaí. A escola da Serrinha vai mostrar a importância dos Orixás, grandes reis e rainhas em localidades do antigo império de Oyó, território atual da Nigéria, Benin e Togo. Essas entidades serão os grandes embaixadores destes reinos e foram popularizados no Brasil a partir da criação do candomblé, na Bahia.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.