Faltam poucos dias para o Carnaval e as escolas de samba estão a todo vapor para uma das épocas mais festivas do ano. A fantasia é um dos principais elementos do evento e, por isso, necessita de muita atenção para sua confecção.
Com 40 anos de experiência, Vitor Vime faz parte da produção das fantasia da Série Ouro 2024. O artesão, explica que a base do adereço é feito com vime, uma fibra bastante utilizada para fabricação de móveis e produtos de decoração, que dá sustentação para a roupa.
“O vime vem do Sul, do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, a gente põe na água e transforma nos esplendor, nas armações, nas alegorias do Carnaval", disse Vitor.
Para fabricar uma ala com 80 esplendores é necessário uma semana para produção, e o vime dá a estrutura para a fantasia antes que ela seja toda forrada.
“O material chega preto, a gente coloca ele no forno, tira a casca dele, e põe na água dentro de um tonel, para dar forma do que a gente quer fazer, o desenho que os carnavalescos mandam”, continuou o artesão.
Troféu
O troféu do evento, também é feito à mão pelo seu Tharso Torless conhecido como Jesus e há 22 anos realiza a montagem do prêmio com argila. O artesão começa os trabalhos já após a quarta-feira de cinzas um ano antes, portanto, necessita de um longo período de produção até a entrega.
Onde acompanhar a Série Ouro 2024?
As 16 escolas da Série Ouro desfilam em 2024 nos dias 9 e 10 de fevereiro, sexta-feira e sábado de carnaval. A Band transmite com exclusividade o espetáculo na Marquês de Sapucaí.