Origem do Frevo: conheça o bairro que pulsa a história do Carnaval de Recife

O bairro de São José, na capital pernambucana, é tema de reportagem especial do Band Folia. Confira!

Da Redação

O Carnaval de Recife é mundialmente conhecido como uma das festas mais populares do mundo, se destacando como o maior movimento cultural em linha reta da América Latina. Às vésperas da chegada dos foliões para mais um ano de festa, reportagem especial do Band Folia convida o público a conhecer um dos lugares mais tradicionais do nordeste, tido pelos historiadores como o berço do frevo: o bairro São José. 

A repórter Angélica Zenith, da TV Tribuna, é quem comanda a reportagem. Ela explica que o bairro de São José é especial para os amantes do Carnaval por se estabelecer como um dos principais influenciadores para a festa como conhecemos na atualidade. “Além de ser o ponto de partida de qualquer folião, [o bairro] é um dos berços de importantes manifestações culturais e agremiações”, disse. 

No século XVII, durante o período em que o lugar ainda era uma capitania comandada pelos holandeses, o bairro foi lar de artesão, trabalhadores braçais, pescadores e pequenos comerciantes e desenvolveu um jeito próprio de festejar o Carnaval e deu origem a um dos ritmos mais característicos da região: o frevo. De acordo com o historiador Dirceu Marroquim, o bairro de São José é, sem dúvidas, o local de nascimento do frevo. “É muito difícil a gente ter um ritmo que tenha um lugar, um berço tão evidente assim, mas o Recife tem essa característica e o frevo é isso”, disse. 

Você anda na rua e você sente que essa rua te diz alguma coisa. Muito mais do que os prédios históricos, o bairro diz sobre pulsação, sobre vida, sobre as veias onde correm o sangue dos pernambucanos.

Uma das características mais interessantes do bairro de São José, segundo reportagem de Angélica Zenith, é o fato do lugar continuar efervescente na popularização dos movimentos culturais e conseguir misturar o atual com o clássico de maneira natural para os foliões, como é o caso da tradicional noite dos tambores silenciosos. “[O bairro de São José] é onde a história se entrelaça com o encontro entre o folião e suas fantasias”, explicou a jornalista, que destacou que conhecer a história da festa na cidade torna a visita às ruas do São José ainda mais especial. 

Além de ser um dos destinos favoritos dos foliões de todo o mundo para o Carnaval, a capital pernambucana se estabelece como um lugar de encontros de gerações. O Carnaval de São José proporciona, por exemplo, que tanto a sobrinha de Badia - um dos maiores símbolos da identidade negra da cidade - quanto a criança que planeja animada sua fantasia de personagem popular nas redes sociais aproveitem a festa. “De algum modo, o São José é o Recife”, concluiu o historiador que contribuiu para a reportagem do Band Folia. 

A reportagem na íntegra, sobre a origem do frevo e nuances do Carnaval de Recife, está disponível no canal do Band Folia no YouTube. Inscreva-se e tenha acesso a outros conteúdos especial sobre a festa mais popular do Brasil.