Mancha Verde é a campeã do Carnaval de São Paulo 2022

Vice-campeã em 2020, a escola originada da torcida organizada do Palmeiras escolheu como tema o samba-enredo "Planeta Água"

Leonan Oliveira

A Mancha Verde se consagrou campeã dos desfiles das escolas de samba do Carnaval de São Paulo 2022, em uma disputa acirrada com a Mocidade Alegre e Império de Casa Verde. 

Vice-campeã do Carnaval 2020, a escola originada da torcida organizada do Palmeiras escolheu como tema o samba-enredo "Planeta Água", escrito por Marcio André Filho, Marcelo Lepiane, Lico Monteiro, Rafael Ribeiro, Richard Valença, João Perigo, Solano Mota, Leandro Thomaz, Telmo JB, Lanza Muniz Moraes e Rosali Carvalho.

"O enredo tem duas grandes vertentes", contou o diretor de carnaval da agremiação, Paolo Ricardo de Moraes Bianchi. "Uma delas é a religiosa, como a água se introduz em várias religiões, e também, por outro lado, um tema atual, que é a escassez, mostrar como o homem maltrata a água."

O samba-enredo reflete sobre a água em suas diversas formas e simbolismos, e menciona a importância do recurso natural não apenas para a economia e para a fertilização da terra, mas também para o ciclo da vida e para a transformação dos ambientes. 

A letra faz reflexões poéticas e religiosas sobre tempestade, choro e o significado renovador da água. O refrão, por exemplo, destaca Iemanjá:

"Iemanjá! Iê Iemanjá!

Rainha das ondas, senhora do mar!

Iemanjá! Iê Iemanjá!

No azul dos teus mistérios eu também quero morar"