A Inocentes de Belford Roxo será uma das escolas que desfilará na Série Ouro do Carnaval do Rio de Janeiro, na qual disputará uma vaga no Grupo Especial. A escola entrará na Marquês de Sapucaí no dia 9 de fevereiro e levará para a avenida o tema "Debret pintou, camelô gritou: 'compre 2 leve 3! ' Tudo para agradar o freguês”, que homenageará os camelôs.
A agremiação, aliás, contará com um diretor de harmonia que atua como comerciante: Cigano. “É um sonho. O camelô era marginalizado. Não é nada disso. O camelô dá emprego. Por exemplo, o quando o camelô não ajuda no sinal quando está quente. Aí o cara está ali com uma garrafinha de água”, frisa ele.
O enredo fará uma viagem no tempo, que irá até o Brasil colonial e retratará as pinturas do artistas francês Debret, que captou as transformações que o país vivia no século 19, registrando os primeiros vendedores.
“A gente desenvolve com a chegada da missão francês, mostrando que Debret vem para retratar o dia a dia do povo e fica encantando com essa coisa dos trabalhadores de ganho, que eram que vendia na praça. A gente mostra a influência de mercadores de outros países”, descreve Cristiano Barra, carnavalesco da agremiação.
Pois isso mesmo, a escola fará uma volta ao mundo para mostrar a influência de mercadores de outros continentes no Brasil, ajudando a criar os grandes mercados populares. A conclusão será no coração da escola: o comércio popular de Belford Roxo.
Enredo
Ficha técnica
Presidente: Ícaro ribeiro
Vice-presidente: Tiago Gomes
Direção de carnaval: Saulo Tinoco
Direção de harmonia: Cátia S'antana e Evandro Harmonia
Carnavalesco: Cristiano Bara e Marco Falleiros
Intérprete: Thiago Brito
Primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira: Matheus Machado e Jaçanã Ribeiro
Mestre de bateria: Washington Paz
Rainha de bateria: Malu Torres
Coreógrafo da comissão de frente: Juliana Frathane
Título do enredo: Debret pintou, camelô gritou: "Compre 2, leve 3. tudo para agradar o freguês"