Um dos fundadores do Sargento Pimenta, Leandro Donner relembrou como surgiu um dos blocos mais tradicionais do Carnaval do Rio de Janeiro e de São Paulo. Há 14 anos, um grupo de amigos teve a ideia de levar para as ruas um bloco com releituras musicais de sucessos dos Beatles.
O que nem todo mundo sabe é que foram muitas sugestões até que eles escolhessem o formato que consagrou o Sargento Pimenta.
"Surgimos em 2010 com um grupo de amigos foliões, embriagados pela rua, que inventou o próprio bloco. Entre várias ideias esdrúxulas, uma foi: vamos homenagear os Beatles. Foi uma ótima ideia", afirmou Donner ao Band Folia.
Apesar da inspiração, o bloco não deixa de contemplar as raízes da música brasileira. A mistura pegou e fez do Sargento Pimenta um dos mais procuradores pelos foliões.
"Fazemos essa união do repertório dos Beatles com essa festa maravilhosa que é o Carnaval. E homenageamos o Brasil inteiro com quadrilha, xotes, maracatu, marchinha e todas as manifestações culturais. Estudamos e analisamos para fazermos casamentos com as canções dos Beatles", explicou.
Nesta ano, a homenageada é a cantora Rita Lee, que morreu em 2023. "Ela é uma grande referência para todos nós e era também uma beatlemaníaca", disse o músico Zé Motta, que também integra o Sargento Pimenta.
Sargento Pimenta 2024
Rio de Janeiro
12/2 (segunda-feira): 10h no Aterro do Flamengo
13/2 (terça-feira): Jockey Club RJ
São Paulo
18/2 (domingo): 15h na Praça da República