O primeiro dia de desfile das escolas de samba de São Paulo no Carnaval 2023 foi marcado por temas sociais e homenagens às origens das agremiações. Confira fotos dos destaques da sexta-feira (17) na galeria.
Rosas de Ouro e Tom Maior trouxeram enredos relacionados. A primeira tratou da luta do povo preto por igualdade, com o tema “Kindala – que amanhã não seja só um ontem com um novo nome”.
Já a Tom Maior homenageou as mães pretas, apresentando imagens de orixás - os deuses da religião iorubá, que inspiraram a criação do candomblé e da umbanda. A escola mesclou as divindades de matriz africana com santos católicos.
Também influenciada pela religião, a Gaviões da Fiel encerrou o dia falando de intolerância religiosa. O enredo era “Em Nome do Pai, Dos Filhos, Dos Espíritos e Dos Santos… Amém!”.
No retorno ao Grupo Especial, a Independente Tricolor abriu os desfiles com tema que comparava a trajetória da agremiação com a Guerra de Troia.
Na sequência, Acadêmicos do Tucuruvi homenageou a cidade de Paraty, no Rio de Janeiro.
Barroca Zona Sul contou a história do índios guaicurus e a Unidos de Vila Maria fez reverência às origens da escola.
Onde assistir ao Grupo Especial do Carnaval de São Paulo?
De onde estiver, o folião poderá acompanhar as transmissões ao vivo de vários Carnavais da Band pelo Brasil ou diretamente em Band.com, clicando aqui.
Também é possível assistir aos desfiles no streaming Bandplay e no YouTube do Band Folia.
Além das transmissões simultâneas com a TV, que começaram nesta sexta-feira (17), a programação na web também terá uma câmera digital exclusiva no circuito Barra/Ondina para registrar a festa por tempo integral, além da programação das praças.
Conteúdos exclusivos direto da Sapucaí e do Anhembi também serão disponibilizados nas redes sociais do Band Entretê, de Band Folia e no site oficial da emissora.
Um filtro festivo também foi criado para as redes sociais. Use, compartilhe e boa folia!
Confira quais e a que horas as escolas do Grupo Especial desfilam em São Paulo
17 de fevereiro (sexta-feira)
- 23h15 – Independente Tricolor
- 00h20 – Acadêmicos do Tatuapé
- 01h25 – Barroca Zona Sul
- 02h30 – Unidos de Vila Maria
- 03h35 – Rosas de Ouro
- 04h40 – Tom Maior
- 05h45 – Gaviões da Fiel
18 de fevereiro (sábado)
- 22h30 – Estrela do Terceiro Milênio
- 23h35 – Acadêmicos do Tucuruvi
- 00h40 – Mancha Verde
- 01h45 – Império de Casa Verde
- 02h50 – Mocidade Alegre
- 03h55 – Águia de Ouro
- 05h00 – Dragões da Real