Conheça os artesãos por trás do mestre-sala e porta-bandeira da Série Ouro 2024

Os responsáveis pela confecção das fantasias precisam pensar em cada detalhe para que no dia do desfile tudo fique no lugar

Da Redação

O casal Mestre-sala e Porta-bandeira têm um papel importante na avenida. Eles são os responsáveis por conduzir a bandeira da escola de samba ao longo do desfile. Além disso, atraem o olhar do público para suas vestimentas superproduzidas. 

Os responsáveis por essa produção pensam em cada detalhe até o tão esperado desfile. Afinal, a roupa faz parte do julgamento dos jurados. 

Estilista responsável pela realização de fantasias carnavalescas, Pedrão diz:

Quando entra a minha roupa no desfile, é de muita emoção mesmo, eu começo a agradecer, é muito gratificante 


O peso da vestimenta da porta-bandeira, por exemplo, varia entre 15 e 30 quilos. No dia do desfile, o ateliê responsável pelos figurinos precisa de segurança, van de transporte e até escolta, pois cada roupa pode valer até R$ 200 mil reais. 

Os acessórios 

Outra parte importante, que compõe o figurino do casal, são os acessórios como mastro e ponteira. Paulo Poblete é um dos responsáveis pelo acessório que integra a vestimenta. Suas criações são testadas em casa, com a própria filha que é porta-bandeira. 

O talabarte é um cinto que a porta-bandeira usa, que segura o mastro com a bandeira e pode chegar de 500 a 900g. Estes objetos podem ser personalizados de acordo com a altura e o gosto de cada dançarina.