Minutos antes do primeiro Ensaio da Anitta, o Band Folia teve a oportunidade de conversar com a diva brasileira sobre a importância do Carnaval, seus projetos e perspectivas para 2024. Foram 11 ensaios em 10 cidades, diversas participações especiais, e o Carnaval da poderosa não para por aí. Ainda tem bloco rolando!
Para Anitta, o Carnaval é mais do que uma festa. É um momento de celebração da cultura brasileira, um período em que a alegria contagia e as tradições são reavivadas. Justamente por isso, a famosa, que já tem uma carreira internacional sólida, não abre mão de passar a folia no Brasil.
"Eu decidi em certo momento da minha vida só fazer o que eu gostasse. Teve um momento na minha carreira que eu já não precisaria mais trabalhar e eu falei bom, então agora eu só farei o que gosto mesmo. Só as coisas que eu me divirto e o carnaval para mim é o melhor momento, o verão é o melhor momento para fazer show no Brasil", revela a artista.
E por toda essa dedicação à folia, em cada Carnaval, Anitta surpreende com temas criativos e mensagens poderosas. Para ela, é fundamental aproveitar sua visibilidade ao nível mundial para algo mais do que apenas entretenimento.
"Se tenho tanta visibilidade, tanta gente escuta o que digo, não pode ser por nada. Acho que a gente tem que usar isso para algo a mais. Então eu sempre tento trazer uma mensagem", enfatiza a cantora, que conta com mais de 65 milhões de seguidores no Instagram, sendo cerca de 30% deles estrangeiros.
Neste ano, Anitta escolheu homenagear as escolas de samba, uma parte essencial da cultura brasileira que, conforme a artista, tem sido negligenciada, especialmente entre os jovens.
É uma cultura muito importante do nosso país que vem se perdendo ao longo dos anos porque o jovem não tem mais tanto interesse. Por estar muito na internet, vai perdendo o interesse pelas coisas que são da nossa cultura, que vem dos nossos avós, dos nossos bisavós, dos nossos pais e eu acho que é legal a gente reinserir o jovem nessa realidade e na nossa cultura também, pontua a cantora.
Em 2024, a Sapucaí completa 40 anos e os organizadores, quando viram a homenagem da famosa para as escolas de samba, a convidaram para fazer um desfile de homenagem a todas as escolas. A apresentação acontece no desfile das campeãs e a cantora garante que não cantará músicas do seu repertório — será um dia dedicado ao samba.
Quando questionada sobre como planeja curtir o Carnaval em 2024, Anitta revela uma mudança em sua abordagem. "Estou envolvida com uma pessoa, mas agora sou mais discreta, não fico espalhando o que está acontecendo na minha vida como fazia antigamente. Ou seja, será um Carnaval bem acompanhada, só que no sigilo. Porque tudo que a gente guarda na privacidade funciona melhor", explica.
Relação com os fãs: amor ou ódio?
Para quem assiste os shows da malandra, não é difícil vê-la dando os famosos “fechos” nos próprios fãs. Ou seja, sempre que precisa, ela chama atenção mesmo. Seja para se comportarem, tratarem bem um convidado, dançarem com ela ou até para outros assuntos nas redes sociais.
Recentemente, a famosa lançou a música “Monstrão”, com Dennis DJ e acabou sendo muito atacada nas redes sociais pelos próprios fãs, que não gostaram do refrão da canção. Contudo, em um de seus shows ela chamou atenção para o fato de que nem tudo o que acontece na internet é realidade. Isso porque, a música foi muito pedida pelo público dos Ensaios.
Anitta compartilhou suas reflexões sobre a dinâmica entre ela e seus fãs, especialmente nas redes sociais.
É uma questão de internet mesmo. As pessoas acham que o que acontece na internet é o que acontece na vida real. Não é assim, na internet as pessoas comentam muito e fica naquilo ‘onde a vaca vai, o boi vai atrás, comenta.