Na última sexta-feira (17), 7 escolas de samba desfilaram na Série Ouro na Sapucaí. Foram elas: Arranco do Engenho de Dentro, Lins Imperial, Acadêmicos de Vigário Geral, Estácio de Sá, Unidos de Padre Miguel, Acadêmicos de Niterói e São Clemente.
Cada escola teve entre 45 e 55 minutos para desfilar. Mesmo debaixo de chuva, os carnavalescos não perderam o ânimo e deram tudo de si na esperança de conquistar uma vaga no Grupo Especial do próximo ano. Neste sábado (18), outras 8 escolas devem fazer seus desfiles.
Enredos e desfiles inovadores
A escola Arranco do Engenho de Dentro festejou seus 50 anos de fundação contando a história de Zé Espinguela, um dos fundadores da Mangueira e ícone do Carnaval carioca.
Já a Lins Imperial optou por um tom transgressor e contou a história de Madame Satã, ou João Francisco dos Santos, enaltecendo o papel de resistência e vanguarda dessa figura carioca – ele era negro, nordestino e homossexual.
O desfile da Vigário Geral levou os foliões de volta para a infância, reforçando a importância do brincar leve, descompromissado e feliz. Figuras como Willy Wonka e outros personagens do imaginário infantil marcaram presença.
A tradicional Estácio de Sá também fez bonito na Marquês de Sapucaí. A escola enalteceu o folclore maranhense, abordando, entre outros pontos, as festas juninas da cidade de São Luís e suas riquezas.
Unidos de Padre Miguel mostrou fôlego e dedicação com um enredo que abordou o Baião de Mouros, reforçando a importância da influência árabe na cultura nordestina.
A Acadêmicos de Niterói, novata na Série Ouro, homenageou os grandes carnavais de rua de Niterói, acompanhando o espírito de que o Carnaval 2023 é o da vitória e da retomada das festas populares tão ansiadas pela população.
São Clemente apostou numa paródia que faz referência à própria fundação do Brasil, invertendo os papéis: no enredo, quem descobre o “Velho Mundo” são os indígenas. Uma apresentação muito positiva para encerrar o primeiro dia de desfiles da Série Ouro.
Veja os destaques na galera abaixo:
Band Folia
O Band Folia tem cobertura robusta no digital. Além das transmissões simultâneas com a TV, a partir desta sexta-feira (17), a programação na web terá uma câmera digital exclusiva no circuito Barra/Ondina para registrar a festa por tempo integral, além da programação das praças. De onde estiver, o folião poderá acompanhar as transmissões ao vivo de vários Carnavais da Band pelo Brasil no site Band.com.br/Carnaval, no Bandplay e no YouTube do Band Folia. Conteúdos exclusivos direto da Sapucaí também serão disponibilizados nas redes sociais do Band Entretê, de Band Folia e no site oficial da emissora. Um filtro festivo também foi criado para as redes sociais. Use, compartilhe e boa folia!